Suplicy quer ver o Senado debatendo a Alca
Na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que a comissão está empenhada em acompanhar as negociações para a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A partir de agosto, a comissão ouvirá autoridades, empresários e sindicalistas sobre a Alca, começando pelo ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
Ele lembrou que o senador João Capiberibe (PSB-AP) está participando, nesse momento, em El Salvador, da 14ª reunião do Comitê Negociador da Alca. Suplicy afirmou, ainda, que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está decidido a participar das negociações com os Estados Unidos, na base do entendimento conjunto já obtido entre os quatro países membros do Mercosul.
Segundo Suplicy, o presidente Lula está empenhado em ampliar esse entendimento entre os países da América Latina, encontrando bases comuns com o Grupo Andino, representado por Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia, para fortalecer sua posição negociadora diante dos Estados Unidos.
O senador por São Paulo anunciou que a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, receberá a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) e ele próprio nesta quarta-feira (9) às 14h30, para ouvir o apelo brasileiro em favor do jovem George Geraldo de Assunção Pinto, de 23 anos, que está preso no Texas por tentativa de imigração ilegal.
Suplicy abreviou seu discurso em Plenário, para participar de uma reunião com o senador Paulo Paim (PT-RS) e outros senadores petistas, visando a encontrar uma solução para o caso da senadora Heloísa Helena (PT-AL), afastada da bancada por acusação de insubordinação partidária.
08/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Francelino quer Senado debatendo a indústria cultural
Suplicy propõe debate no Senado sobre a Alca e o Mercosul
SIMON QUER CONGRESSO DEBATENDO PROGRAMAÇÃO DE RÁDIO E TV
Saturnino quer Congresso debatendo políticas de desenvolvimento
Plenário do Senado segue debatendo PLV 14/11
Suassuna quer Legislativo debatendo soluções para greve de polícias e aumento de violência