Suplicy questiona críticas de diretor da TV Globo ao Bolsa-Família



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desafiou o diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, a um debate sobre o programa Bolsa-Família. Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), o parlamentar mostrou-se indignado com artigo publicado por Kamel no jornal O Globo, no qual, de acordo com Suplicy, o jornalista critica o programa por estarem seus beneficiários utilizando os recursos recebidos para comprar eletrodomésticos.

- Quem é que sabe, senhor Ali Kamel, qual a necessidade do ser humano senão o próprio ser humano? - indagou, visivelmente emocionado.

O petista criticou o jornalista por veicular a idéia de que, com o dinheiro do benefício, fosse possível comprar apenas alimentos. Suplicy disse que essa discussão se assemelha a outra, surgida na implantação do programa de renda mínima pela Prefeitura de Campinas (SP), quando se constatou que uma senhora utilizou o dinheiro do benefício para comprar uma dentadura. Essa senhora justificou sua compra dizendo que a dentadura era uma necessidade básica, sem a qual não conseguiria sequer um emprego.

Suplicy disse também que Kamel, embora diretor da TV Globo, desconhece a Lei nº 10.835/04, que instituiu a renda básica da cidadania no Brasil, a partir de projeto de sua autoria. Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que o programa Bolsa-Família gera demanda, que, por sua vez, gera investimento, produção, trabalho, renda e, mais uma vez, demanda, criando um círculo virtuoso para a economia.

Suplicy também informou que será um dos debatedores no último painel do Sétimo Congresso da US Basic Income Guarantee Network (rede estadunidense para garantia da renda básica), no próximo domingo (9), em Boston (EUA). Na oportunidade, falará sobre sua proposta de um programa de renda mínima para democratizar e pacificar o Iraque, apresentado na assembléia nacional daquele país em janeiro passado.



05/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy considera salutares observações de Jarbas, mas discorda de críticas ao Bolsa-Família

Ângela Portela rebate críticas ao programa Bolsa Família

Humberto Costa rebate críticas da oposição ao programa Bolsa Família

Virgílio refuta críticas a projeto de Jereissati que aumenta Bolsa Família de bons alunos

Aloysio Nunes rebate críticas de Humberto Costa a projeto de Aécio sobre Bolsa Família

Suplicy anuncia mudanças no Bolsa Família