Suplicy considera salutares observações de Jarbas, mas discorda de críticas ao Bolsa-Família



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (18) que considera salutares as observações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) em entrevista publicada na edição desta semana da revista Veja. Na ocasião, o peemedebista fez críticas ao seu próprio partido, que acusou de ser conivente com práticas de corrupção. Porém, Suplicy ressalvou que Jarbas Vasconcelos se equivocou quando afirmou que o Bolsa-Família "é o maior programa oficial de compra de votos do mundo".

O parlamentar lembrou a história do Bolsa-Família, que remonta aos primeiros programas de renda mínima associados à educação implantados no país - inicialmente em Campinas e no Distrito Federal. No governo Fernando Henrique Cardoso, prosseguiu, esses programas foram estendidos ao resto do Brasil, por meio do Bolsa-Escola e do Bolsa-Alimentação. Em 2003, recordou Suplicy, todos os programas de transferência de renda foram unificados, com a criação do Bolsa-Família.

- Dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] mostram com clareza, assim como economistas do mais amplo espectro, que houve diminuição da pobreza. Além disso, o programa é um passo para a implantação, no país, da Renda Básica de Cidadania, que foi aprovada por congressistas de todos os partidos - afirmou.

O senador se referia à Lei nº 10.835/ 2004, oriunda de projeto de sua autoria que estabelece que todo brasileiro ou estrangeiro residente no país há pelo menos cinco anos receberá anualmente um benefício monetário, independente da sua situação socioeconômica.

Suplicy disse que pretende conversar com Jarbas Vasconcelos sobre o assunto, acrescentando que considera suas palavras em relação aos demais temas abordados na entrevista um "alerta importante".

- Considero saudável quando ele observa que nós precisamos olhar, sobretudo, o interesse do povo brasileiro na hora de tomarmos as decisões sobre cada projeto ou de definirmos cargos na Mesa ou nas comissões. Tenho afinidade com ele quando aqui procuro agir na defesa de propósitos maiores - disse.



18/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy questiona críticas de diretor da TV Globo ao Bolsa-Família

Agripino discorda de afirmação de Lula de que saída do Bolsa-Família seria o crédito consignado

Jarbas Vasconcelos: governo tem que explicar boatos sobre Bolsa Família

Ângela Portela rebate críticas ao programa Bolsa Família

Humberto Costa rebate críticas da oposição ao programa Bolsa Família

Virgílio refuta críticas a projeto de Jereissati que aumenta Bolsa Família de bons alunos