Suplicy recebe embaixador do Irã



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recebeu nesta terça-feira (25) o embaixador do Irã, Mansour Moazami. Segundo Suplicy, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a visita foi para que o embaixador externasse a disposição do governo do Irã de estreitar laços entre aquele país e o Brasil.

Na opinião do embaixador, contou Suplicy, o Brasil tem mantido relações muito positivas com a República do Irã, mas ainda há muito potencial a ser explorado. O embaixador destacou que o Irã, país de 70 milhões de habitantes, cresceu 6% no ano passado e tem hoje renda per capita pouco menor que a brasileira. Seus principais produtos de exportação são petróleo, tapetes e pistache, além do cinema.

Moazami destacou ainda a preocupação do Irã com a manutenção da paz na região. Ele salientou que hoje o país tem relações normais com o Iraque, apesar de já terem entrado em guerra, mas que não mantém relações diplomáticas com os Estados Unidos, apenas comerciais.

Suplicy, por sua vez, ressaltou os esforços que o Senado tem feito junto ao governo brasileiro para que o país se posicione favoravelmente à paz e afirmou que, como presidente da CRE, vai procurar estimular uma interação maior entre o Iraque e o Brasil.



25/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy anuncia ida do embaixador de Cuba à CRE

Suplicy reitera apoio a embaixador Bustani

Suplicy contesta acusações de ex-embaixador contra Itamaraty

Suplicy protesta contra demissão do embaixador Samuel Pinheiro

Suplicy lê carta recebida do embaixador de Israel sobre a Expedição Gaza Livre

SUPLICY ANUNCIA AUDIÊNCIA COM EMBAIXADOR AMERICANO PARA PEDIR POR VIDA DE JORNALISTA