SUPLICY RECOMENDA DOCUMENTÁRIO DO CINEASTA JOÃO MOREIRA SALLES



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou a todos os senadores e a população de um modo geral a assistirem ao documentário Memórias de uma guerra particular, do cineasta João Moreira Salles, que retrata a guerra travada entre narcotraficantes e a polícia, atingindo os habitantes dos morros do Rio de Janeiro.
Segundo o senador por São Paulo, no documentário podem ser encontradas imagens da polícia e de traficantes de drogas comparáveis a cenas de filmes de ação, nas quais o ator vai colocando armas de todos os tipos em sua roupa para enfrentar seus adversários.
- No caso do filme é a realidade. Um oficial comandante de um batalhão da Polícia Militar colocando inúmeras armas nos diversos bolsos e no colete e partindo para uma operação. Sem saber se conseguirá voltar para casa - destacou Suplicy.
Outro momento do filme citado por Eduardo Suplicy foi a cena em que menores entre 10 e 14 anos, que fazem o trabalho de levar papelotes de droga para os usuários, aparecem usando máscaras de pano e portando armas, preparados para sair às ruas e ajudar nas mais diversas atividades. O senador também falou da solidariedade e da preocupação das mães, mulheres e namoradas com a possibilidade de tortura, maltrato ou execução das pessoas do seu convívio.
Suplicy assistiu ao documentário durante a abertura da 5ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, presidida pelo deputado Marcos Rolim (PT-RS). Segundo o senador, após a exibição do filme o procurador-geral da República Geraldo Brindeiro afirmou que não viu qualquer intenção de João Moreira Salles em cometer crime ao ter pago R$ 1.200 ao traficante Marcinho VP para que ele escrevesse um livro sobre o narcotráfico.
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) informou que soube, por intermédio do diretor de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita, que João Moreira Salles cedeu à TV Senado o direito de exibir o seu documentário.

25/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV SENADO EXIBE DOCUMENTÁRIO DO CINEASTA JOÃO MOREIRA SALLES

TV SENADO APRESENTA DOCUMENTÁRIO DE JOÃO MOREIRA SALLES

Senado aprova requerimento de pesar pelo falecimento de Walther Moreira Salles

Francelino recomenda leitura de livro de Márcio Moreira Alves

Documentário da TV Senado sobre João Goulart é recebe prêmio

João Ribeiro recomenda investimento em pesca