João Ribeiro recomenda investimento em pesca
Num discurso sobre o potencial brasileiro para a expansão da pesca, o senador João Ribeiro (PFL-TO) insistiu em que o governo adote logo medidas para desenvolver esse setor. Ele disse que a pesca no Brasil exige uma visão de longo prazo, mas reclama uma ação de curto prazo. -Espero que o governo entenda isso e aja de acordo com esse entendimento-, afirmou ele, observando que o país não pode esperar.
De acordo com o parlamentar, investimentos na pesca terão uma repercussão muito positiva sobre a economia, o emprego e a geração de renda para milhares de brasileiros, pois se trata de produzir alimentos.
- Imaginemos o que essa expansão poderia significar, por exemplo, para um programa como o combalido Fome Zero do governo federal.
O senador sugeriu que o governo lance programas específicos para as diferentes regiões do país, levando em consideração suas realidades. Ele citou o semi-árido nordestino e a região amazônica como exemplos de regiões com características próprias. E considerou acertada a decisão governamental de subvencionar o óleo diesel e, com isso, atender o pescador artesanal.
No entender de João Ribeiro, quando o ministro-chefe da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, diz que os problemas da pesca no Brasil só podem ser resolvidos em médio e longo prazo, está percebendo apenas parte da realidade do setor.
O parlamentar criticou o anúncio pelo governo de um pacote de medidas para a área, o qual, na sua opinião, não contempla satisfatoriamente a grande maioria dos brasileiros que trabalham para sustentar suas famílias com a pesca. Ele censurou a idéia governamental de destinar ao programa que atende os pescadores artesanais menos de 5% do bilhão e meio anunciado para o financiamento do setor.
-Uma vez que o grosso dos recursos será aplicado na construção de embarcações de grande porte adequadas à pesca oceânica, muito provavelmente os pequenos produtores de pescado continuarão às voltas com os problemas cotidianos, principalmente aqueles que fazem a pesca artesanal em águas doces.
07/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge recomenda estímulo a investimento privado em saneamento
Flexa Ribeiro comemora aprovação na Câmara da nova Lei da Pesca
Flexa Ribeiro pede ao Ibama revisão das normas que inviabilizam pesca artesanal
JOÃO ALBERTO RECOMENDA AJUSTE FISCAL SEVERO
SUPLICY RECOMENDA DOCUMENTÁRIO DO CINEASTA JOÃO MOREIRA SALLES
João Pedro recomenda evitar o clima de pânico diante da crise financeira