Suplicy registra visita de Lula à Raposa Serra do Sol no Dia do Índio



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou, em discurso nesta segunda-feira (19), Dia do Índio, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Reserva Raposa Serra do Sol (RR). Disse que Lula sempre foi favorável a que as terras da reserva ficassem com os índios, o que acabou ocorrendo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida há um ano.

Suplicy disse que, em seu discurso, o presidente lembrou que na ocasião foi "demonizado" juntamente com o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em razão das divergências entre o governo federal e o governo estadual, este último favorável aos agricultores que ocupavam a reserva. Lula, lembrou Suplicy, decidiu permanecer afastado da disputa até a decisão do tribunal.

Suplicy recordou a decisão do STF tomada há um ano pela demarcação contínua das terras e elogiou o parecer do relator, ministro Carlos Ayres Britto.
O parlamentar informou que o governo destinou 6 milhões de hectares de terras da União ao estado de Roraima para beneficiar médios e pequenos proprietários rurais.

- Interessa que Roraima cresça economicamente sem retirar o direito dos índios de sobreviver - defendeu.

Debates eleitorais

Suplicy disse, ainda, que os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva, Ciro Gomes e Plínio de Arruda Sampaio terão a oportunidade de realizar debates "educativos", por serem pessoas preocupadas com o interesse público e de "nível excepcional". Na opinião de Suplicy, os eleitores terão a chance de fazer uma "escolha excelente" entre os candidatos.

Renda Básica

O senador mencionou também em seu pronunciamento sua participação na Conferência sobre Renda Básica no Canadá (Basic Income Conference), nos dias 15 e 16 deste mês. Ele destacou a experiência do Alasca, estado americano, que há 27 anos utiliza os dividendos do Fundo Permanente do Alasca para a instituição de um programa de renda mínima e assinalou que a experiência poderá ser utilizada pelos Estados Unidos, Canadá e outros países. O senador assinalou que apresentou palestra de encerramento do evento na qual citou a lei sancionada por Lula que estabelece a renda básica para todo cidadão brasileiro, a ser implantada gradualmente pelo Executivo.



19/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho registra sentimento de perda das famílias retiradas da Raposa Serra do Sol

Suplicy comemora votos do STF em favor da demarcação contínua da Reserva Raposa/Serra do Sol

Mão Santa registra visita de Lula ao Piauí

Eduardo Suplicy registra visita ao Afroreggae

Tião Viana registra visita de Lula ao Acre

SUPLICY REGISTRA VISITA DE ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO