SUPLICY: UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SE FAZ COM RENDA MÍNIMA



Ao comentar recentes declarações do presidente da República sobre a meta de garantir educação para 2,7 milhões de crianças que ainda se encontram fora da escola, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 9) que esse objetivo seria facilmente atendido com a execução de um programa que garantisse renda mínima para quem tivesse criança em idade escolar.

Para Suplicy, apesar de Fernando Henrique Cardoso mostrar-se preocupado com a universalização do direito ao ensino, não existe da parte do governo nenhum esforço para apressar a aprovação definitiva do projeto de sua autoria, votado no Senado em 1991 e ainda sujeito à deliberação da Câmara.

- Quando o projeto aqui foi aprovado, o então senador Fernando Henrique Cardoso qualificou-o como a utopia realista, mas por que razão o governo agora não encontra um meio de dar mais crédito ao programa de renda mínima como deu ao Proer (Programa de Reestruturação do Sistema Financeiro)? -questionou.

Eduardo Suplicy referia-se à declaração do chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, de que a União não dispõe de recursos suficientes para instituir um programa de garantia de renda mínima, a não ser em termos limitados. O senador questionou o fato de o presidente da República anunciar em entrevistas sua preocupação em reduzir a miséria, quando negligencia um projeto como esse.

- O presidente Fernando Henrique Cardoso não gosta da comparação entre a demanda dos excluídos e os recursos destinados ao Proer, mas quando demora a agir na área social, não é à toa que surgem fatos graves como os do Paraná, esta semana - salientou.

Suplicy reportava-se a torturas praticadas por trabalhadores sem terra contra fazendeiros e esclareceu que também não concorda com esse tipo de violência. Mas advertiu: "Essas ações resultam da demora do governo em acelerar a reforma agrária, atendendo quem quer ter o direito de lavrar a terra". O senador Lauro Campos (PT-DF) o aparteou para apoiar sua pressa com as reformas sociais.

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY INSISTE NO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

Suplicy faz apelo por renda mínima em conferência internacional

Suplicy condena mudança no programa de renda mínima

Suplicy comemora aprovação de projeto de renda mínima

SUPLICY FALARÁ SOBRE RENDA MÍNIMA EM BERLIM

SUPLICY DIZ QUE BRASIL JÁ TEM CONDIÇÕES DE PAGAR RENDA MÍNIMA