Suplicy condena mudança no programa de renda mínima



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou sua posição contrária à mudança pretendida pela Comissão da Reforma Tributária, da Câmara dos Deputados, no texto do parágrafo único do artigo 203 da Constituição federal, que obriga a União a instituir programa de renda mínima destinado a assegurar a subsistência das pessoas e das famílias, com prioridade inicial para as de baixa renda. A obrigatoriedade foi colocada no texto da reforma tributária aprovado pelo Senado e seria realizado por meio de convênio da União com os estados, o Distrito Federal e os municípios.

De acordo com Suplicy, o relator da reforma na Câmara, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), retirou todo o parágrafo que trata do assunto, alegando que não há consenso em torno do tema. A deputada Maria Helena (PMDB-RR) apresentou duas emendas ao dispositivo, mas já teria concordado em retirá-las, para evitar atraso na promulgação do parágrafo. Suplicy disse temer que a inclusão na Constituição da renda básica de cidadania acabe ficando para a terceira etapa da reforma tributária, em 2007.

- Não precisamos excluir agora o que já foi aprovado por duas vezes, por ambas as Casas - disse Suplicy, em referência à lei ordinária que instituiu o programa federal de garantia de renda mínima.

O senador disse ainda que o relator afirmou haver discordância da parte do governo de São Paulo em relação ao dispositivo. Suplicy disse ter conversado com o governador Geraldo Alckmin, que teria lhe garantido não haver qualquer objeção à proposta.

Virgílio Guimarães se comprometeu a manter o texto aprovado pelo Senado - com o dispositivo sobre a renda básica de cidadania - desde que haja solicitação neste sentido no Plenário da Câmara dos Deputados. Suplicy disse que o requerimento deverá ser apresentado por algum deputado petista e pela própria deputada Maria Helena.



08/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY DEFENDE MUDANÇA NO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA DO GOVERNO FEDERAL

SUPLICY INSISTE NO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

SUPLICY DEFENDE PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA EM SÃO PAULO

SUPLICY COBRA REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

SUPLICY ESPERA VOTAÇÃO DO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

Suplicy lembra que Campos apoiava programa de renda mínima