Surfistas pedem apoio da Assembléia para que legislação seja cumprida



Acompanhados pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB), um grupo de surfistas e familiares dos jovens que morreram na semana passada, vítimas de redes de pesca no Litoral Norte do Estado, entregaram uma carta ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, pedindo mais segurança para a prática esportiva nas praias do Rio Grande do Sul. O presidente da Federação Gaúcha dos Surfistas, Márcio Ramos, disse que a entidade precisa do auxílio da Assembléia para gestionar junto ao órgão competente o cumprimento da legislação a partir de fiscalização.

Existe lei estadual 8.676/88 que determina obrigatoriedade na fixação de áreas para pesca, para lazer e para recreação nos municípios onde há orla marítma. Márcio Ramos pediu também apoio da Assembléia para votação e aprovação de projeto do deputado Kalil Sehbe (PDT), que modifica a referida lei, de forma a aperfeiçoá-la.

Maria Catarina Belmonte Mello, mãe do surfista Pablo, estudante de educação física que morreu no dia 27 de julho, disse que os surfistas não são inimigos dos pescadores, querem apenas segurança. Segundo ela, todos tem consciência de que os pescadores dependem do resultado do seu trabalho para sobreviver. Ele pediu, no entanto, que as áreas de surf sejam respeitadas.

O presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, assegurou que o mais importante na busca de um consenso é a mobilização do grupo. Garantiu que a Assembléia fará o que estiver ao seu alcance para encontrar esse denominador comum, especialmente se ele estiver direcionado ao trabalho de conscientização.

08/06/2002


Artigos Relacionados


Produtores culturais pedem apoio à Assembléia para que lei seja cumprida

Surfistas pedem cumprimento de lei sobre demarcação de áreas de pesca

Ferroviários pedem apoio da Assembléia para suas reivindicações

Compositores gaúchos pedem apoio da Assembléia

Funcionários excluidos do reajuste pedem apoio da Assembléia

Ambientalistas pedem apoio da Assembléia contra poluição