Surfistas pedem cumprimento de lei sobre demarcação de áreas de pesca



A morte de dois surfistas presos em redes de pesca, há duas semanas, trouxe novamente à tona o problema da demarcação de áreas para pesca, banho e surfe. Com o slogan “Nem tudo que cai na rede é peixe” , surfistas, familiares de desportistas mortos, simpatizantes, Federação Gaúcha de Surfe, Jornal Surfrs, X3 Marketing Esportivo, site 4Surf, site Go Surf realizarão um ato público, na Esplanada da Assembléia Legislativa, hoje(06),às 14 horas,com o apoio do deputado Luis Augusto Lara (PTB), que também é surfista.

Durante a manifestação, os surfistas vão entregar documento ao presidente da Assembléia, deputado Sérgio Zambiasi, solicitando o cumprimento da Lei Estadual nº8676/88 e a votação, ainda neste semestre, do projeto 153/00. As duas iniciativas dispõem sobre a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, banho e surfe. Além disso, será solicitado que a Assembléia se insira na campanha de conscientização e segurança para os desportistas de surfe, evitado assim, mais mortes em redes de pesca.

Não é a primeira vez que casos como estes acontecem, já houve registro de inúmeros acidentes com surfistas e redes. Há dois anos, a praticante de body boarding Graziela Allegretti, 21 anos, morreu ao ficar presa pelo pé em uma rede de pesca na praia de Salinas, em Cidreira. Em 1999, o surfista Eduardo da Silva Morais, 17 anos, também morreu preso em uma rede de pesca em Imbé. Isto ocorre principalmente porque 80% dos balneários não possuem áreas específicas que garantam a segurança dos seus freqüentadores.

Em termos de legislação, já existe uma lei estadual n.º 8676, de 14 de julho de 1988, que determina a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, lazer ou recreação, nos municípios com orla marítima. Além disso, existe o projeto nº 153/2000, que está para ser votado na Assembléia, dando nova redação a esta lei, especificando exatamente período e delimitação territorial.


08/06/2002


Artigos Relacionados


Projeto sobre demarcação de áreas de surfe e pesca será votado após as eleições

Surfistas pedem apoio da Assembléia para que legislação seja cumprida

Reforma agrária e demarcação de áreas de quilombos são temas de debate na Rio+20

Indígenas discutem demarcação das áreas de Barra Velha e Kay, no sul da Bahia

Indígenas discutem demarcação das áreas de Barra Velha e Kay, no sul da Bahia

Sindicalistas pedem cumprimento da Política Nacional de Aviação Civil