Projeto sobre demarcação de áreas de surfe e pesca será votado após as eleições



Previsão é do autor do projeto, deputado Kalil Sebhe, que não quer ver repetidas as mortes de surfistas em redes de pesca, como as registradas na última temporada

O deputado Kalil Sehbe (PDT) solicitou urgência para a votação em plenário do Projeto Lei nº 153/00, de sua autoria, que prevê a demarcação de áreas específicas para pesca ou surfe. Ele justifica a urgência diante da proximidade da alta temporada e, principalmente, devido a novas ocorrências de vítimas fatais registradas recentemente. Segundo o deputado, nos dias seguintes às eleições, a matéria entrará em pauta. O projeto do deputado Kalil modifica a lei estadual nº 8676/88, do ex-deputado Sanchotene Felice, visando a adequar novas normas a atual realidade. Uma delas, minimiza o intervalo de sinalização para 400 metros, proporcionando uma melhor visibilidade das áreas específicas.

O número de surfistas em toda extensão do litoral vem crescendo ano a ano e os conflitos junto aos pescadores da mesma forma. No ano de 2000, uma das justificativas do projeto eram as mortes de dois surfistas que ficaram presos nas malhas de redes de pesca. Novamente, este ano, a disputa pelo mar ceifou de forma precoce as vidas de dois jovens que enfrentaram o mesmo drama. Na última terça-feira, o deputado Kalil Sehbe esteve representado em reunião que uniu diversas entidades ligadas ao tema. Kalil ressalta que continuará acompanhando encontros similares que tragam paz e solução para este problema com o propósito de findar com as mortes de jovens esportistas saudáveis como as que têm acontecido.

09/05/2002


Artigos Relacionados


Comissão vai definir áreas para surfe e pesca no Litoral

Surfistas pedem cumprimento de lei sobre demarcação de áreas de pesca

Projeto que prevê mapeamento de áreas de risco será votado na terça-feira

Estatuto da Microempresa deve ser votado após as eleições, diz Jucá

Suplicy defende votação do projeto sobre os 'royalties' do petróleo após as eleições

PL 4471 será o 1º votado após destrancamento da pauta