Surge a Universidade Federal Rural da Amazônia



A Faculdade de Ciências Agrárias do Pará foi transformada em Universidade Federal Rural da Amazônia, de acordo com projeto de lei aprovado nesta terça-feira (17) pelo Senado. Especializada em ciências agrárias, a instituição agora gozará de autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, como é próprio das universidades. O texto vai a sanção presidencial.

Em nome da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) disse que a aprovação do projeto transformava um sonho em realidade. Ele disse que a Amazônia é freqüentemente cantada por sua beleza e potencial, mas raramente provida de condições e recursos para desenvolver-se.

No entender do parlamentar, essa universidade será um marco na história da Amazônia e do Brasil, daí o seu empenho para que o texto fosse votado em regime de urgência. Em nome da Comissão de Educação (CE), o senador Nabor Junior (PMDB-AC) também apresentou parecer favorável à matéria, mostrando o quanto é importante que essa instituição tenha abrangência por toda a Amazônia Legal.

Na mesma sessão, o Senado transferiu para o dia 19 de dezembro a votação da proposta de emenda à Constituição do senador Ricardo Santos que estende o benefício do salário-educação à educação infantil, que atende crianças de zero a 6 anos.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

Alto da Serra do Botucaraí surge como uma nova regional

Surge uma nova força política para o pleito de 2002

Plenário discute recursos para universidade da Amazônia