Taques pede vista de projeto sobre expansão de serviço de medicina legal



Dúvidas sobre a constitucionalidade levaram o senador Pedro Taques (PDT-MT) a pedir vista de projeto de lei (PLS) 20/2012 do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que incentiva a criação de unidades de serviço de medicina legal em regiões metropolitanas e cidades do interior. A proposta tem parecer favorável do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), e deverá ser votada em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na avaliação de Taques, o PLS 20/2012 só poderia estabelecer normas gerais sobre o assunto, mantendo a prerrogativa dos estados para regulamentá-las. Apesar de reconhecer o mérito da proposta, sustentou que a legislação nacional não tem competência para tratar de temas da esfera estadual.

As considerações de Taques foram reforçadas pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que apontou outro "inconveniente" no PLS 20/2012. Sua queixa é de que a proposta transfere mais encargos a estados e municípios.

- Creio que não deveríamos aprovar nenhuma matéria transferindo encargos a estados e municípios sem contrapartida da União - afirmou Alvaro Dias.

O projeto de Vital do Rêgo determina a estados e ao Distrito Federal, responsáveis pela atividade, a adoção de providências legislativas e administrativas para que os serviços de medicina legal sejam prestados em tempo hábil em toda a extensão de seus territórios.

A medicina legal é uma especialidade que utiliza conhecimentos técnico-científicos para o esclarecimento de fatos de interesse da Justiça. Por exemplo, um exame de corpo de delito, para constatar as causas de uma violência, ou a autópsia, para determina a causa de morte de uma pessoa.

Se a matéria for aprovada pela CCJ, e não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, será enviada em seguida para a Câmara dos Deputados.

 



17/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto que incentiva criação de serviços de medicina legal

Aprovado projeto que pode estimular criação de serviços de medicina legal

Taques pede votação rápida de projeto sobre desaparecimento forçado de pessoas

Suplicy pede vista de projeto sobre monitoração eletrônica de presos

Segurança: Centro de Medicina Legal de Ribeirão Preto cria site com informações sobre 33 ossadas

Expansão de unidades de conservação em RO é legal, diz AGU