Tasso Rosado reverencia memória de poetisa potiguar



O senador Tasso Rosado (PMDB-RN) homenageou nesta segunda-feira (dia 5) a poetisa potiguar Auta de Souza, por ocasião do centenário de seu falecimento, ocorrido no dia 7 de fevereiro de 1901 devido a uma tuberculose, quando ela tinha 24 anos de idade. O senador solicitou que a homenagem seja transmitida, pelo Senado, à Academia Norte-Riograndense de Letras, da qual a poetisa é patrona da cadeira número 20.

Na avaliação de Rosado, embora tenha produzido um único livro - "O Horto"- , a poetisa figura entre os maiores vultos da literatura do estado, ao lado de Zila Mamede e Câmara Cascudo. "O brilho de sua inteligência e a valiosa contribuição que deu às letras brasileiras foram reconhecidos pelos nomes mais relevantes da literatura da época como Olavo Bilac, Nestor Victor, Alceu de Amoroso Lima, Jackson Figueiredo, Alfredo Bosi e Manuel Bandeira", disse o senador.

Para comemorar a data, o pesquisador e escritor Cláudio Galvão lançou "O Cancioneiro de Auta de Souza", reunindo partituras com seus poemas que se transformaram em letras de canções, anunciou Tasso Rosado.

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tasso Rosado reassume

Tasso Rosado presta solidariedade a Fernando Bezerra

Tasso Rosado lutará pela transposição do rio São Francisco

Tasso Rosado estréia na tribuna prometendo combate ao desemprego, à desigualdade e à fome

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres