Senado reverencia memória de Jefferson Péres



Os senadores reverenciam neste momento, no período do expediente da sessão deliberativa desta quarta-feira (26), a memória de Jefferson Péres, por ocasião do segundo aniversário da morte do senador pelo PDT do Amazonas, ocorrida no dia 23 de maio de 2008. A homenagem foi solicitada pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM).

VEJA MAIS

Advogado, casado e pai de três filhos, José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu no dia 19 de março de 1932, em Manaus. Exerceu cargos na Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas e no Tribunal de Justiça do estado, foi vereador em dois mandatos, a partir de 1988, e eleito senador pela primeira vez para o período de 1995 a 2003.

No Senado, foi titular das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e suplente das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Educação, Cultura e Esporte (CE), entre outras. Foi ainda titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), na qual assumiu o cargo de vice-presidente, e titular da comissão parlamentar mista de inquérito que investigou o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil.

Em seus dois mandatos no Senado, Péres sempre se destacou por seus discursos sobre assuntos polêmicos e importantes na política nacional e internacional. Em 1998, por exemplo, falou em Plenário sobre a impotência do aparelho de segurança pública na repressão ao narcotráfico, a excessiva edição de medidas provisórias por parte do Executivo e a violação de direitos civis e políticos em Cuba. Manifestou-se contra a instituição de cotas raciais nas universidades e no serviço público em geral e defendeu a reforma tributária.

Mais informações a seguir

,

26/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres

Senado reverencia memória do senador Jefferson Péres

Senado reverencia memória de Jefferson Péres em sessão especial

Senado homenageia a memória de Jefferson Péres

Senado presta homenagem à memória de Jefferson Péres em sessão especial