TATUAGEM EM MENOR DEVE SER AUTORIZADA PELOS PAIS, PROPÕE IGNÁCIO
A tatuagem em menores de 18 anos só poderá ser feita com autorização expressa dos pais ou responsáveis . É o que estabelece projeto de lei apresentado pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES). O descumprimento da lei sujeita o infrator a multa equivalente a 500 Ufir (Unidade Fiscal de Referência), sem prejuízo de outras sanções legais. O projeto prevê ainda que a autorização será feita por escrito e deverá ficar em poder do realizador da tatuagem até que o menor complete 18 anos.
Na justificação da proposta, o senador destaca que é grande o risco de quem se arrepende de ter feito a tatuagem, mas não tem como se livrar dela, por falta de dinheiro ou pelo fracasso da cirurgia:
- Obrigado a conviver permanentemente com o resultado de um arroubo juvenil, o adulto é quase sempre estigmatizado pela marca que carrega, por ela estar ligada, no imaginário popular, à marginalidade. Assim, o simples fato de ser tatuado muitas vezes é motivo suficiente para que alguém seja preterido no processo de seleção para o mercado de trabalho.
José Ignácio Ferreira refere-se ainda ao risco de saúde a que se expõe a pessoa que resolve fazer uma tatuagem, devido à ausência, muitas vezes, de condições mínimas de assepsia. E informa que a tatuagem de menores de 18 anos já está proibida no Distrito Federal, em São Paulo e no Espírito Santo:
- A adoção desta proposição pelo Legislativo Federal tem o mérito, portanto, de trazer a matéria para o plano do debate nacional, evitando que os legislativos estaduais sucessivamente se debrucem sobre o mesmo assunto. Além disso, a iniciativa em si tem o mérito de minimizar a interferência do Estado na vida privada do indivíduo, colocando nas mãos das pessoas que lhe são mais próximas a tarefa de avaliar a decisão do jovem.23/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ IGNÁCIO QUER PROIBIR TATUAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS
Cristovam diz que crianças devem ser estimuladas a estudar, tanto pelos pais quanto pelos governantes
IGNÁCIO PROPÕE 60 DIAS PARA DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS
IGNÁCIO PROPÕE AUMENTO NA REMUNERAÇÃO DA HORA EXTRA
IGNÁCIO PROPÕE PRAZO MAIOR EM FINANCIAMENTOS PARA HOTÉIS
IGNÁCIO PROPÕE MESMA JORNADA DOS MÉDICOS PARA ENFERMEIROS