IGNÁCIO PROPÕE PRAZO MAIOR EM FINANCIAMENTOS PARA HOTÉIS



O senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) apresentou projeto de lei que altera o prazo de financiamento, pelo Fundo Geral de Turismo (Fungetur), para construção de hotéis de turismo. Ele propõe um período mínimo de seis anos para amortização e quatro de carência. Nos prazos atuais, justifica, os empreendimentos não têm tempo para serem concluídos e formarem uma clientela, antes de serem obrigados a honrar as parcelas dos créditos tomados.

Na avaliação de José Ignácio Ferreira, o Decreto-lei 1.191, de outubro de 1971, que fixou os incentivos fiscais para o setor turístico e criou o Fungetur para financiar obras, serviços e atividades consideradas de interesse para o desenvolvimento do turismo nacional, fixa prazo de financiamento "inadequado para estimular o crescimento do setor". A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) fará a apreciação do projeto em caráter terminativo.

Depois de classificar a construção de hotéis de turismo como verdadeiro "calcanhar de Aquiles" do setor, o senador capixaba justifica sua convicção de que os atuais prazos para a liquidação desses financiamentos do Fungetur - três anos para amortização e dois anos de carência - são "inquestionavelmente curtos". Apenas a construção do hotel leva mais de um ano, argumenta, consumindo-se mais três para torná-lo conhecido e formar uma clientela.

José Ignácio Ferreira conclui, em função disso, que não se pode conceber um prazo de amortização inferior a cinco anos. Com a mudança, confia o senador, "poderemos evitar as crises de insolvência que ameaçam o setor hoteleiro de turismo".



18/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias propõe prazo maior para requerimento de aposentadoria especial

IGNÁCIO PROPÕE 60 DIAS PARA DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS

IGNÁCIO PROPÕE MESMA JORNADA DOS MÉDICOS PARA ENFERMEIROS

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE NOVO SEGURO PARA ACIDENTES DE TRABALHO

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE PENAS MAIS SEVERAS PARA SEQÜESTRO

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE ASSESSORIA EXTERNA PARA TRIBUNAIS DE CONTAS