IGNÁCIO PROPÕE 60 DIAS PARA DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS



O senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) apresentou projeto de lei estabelecendo o prazo máximo de 60 dias para inquirição de testemunhas que morem fora da jurisdição em que tramita o processo. O projeto altera a redação do artigo 222 do Código de Processo Penal, que prevê o cumprimento da carta precatória "em prazo razoável".

De acordo com o senador, há um elevado grau de incerteza no cumprimento dessas cartas precatórias, uma vez que não se trata de determinações, mas sim de pedidos formulados entre magistrados de jurisdições diferentes. "A natureza da carta precatória deve ser mais incisiva, na busca do resultado", justificou.

- Para as cartas precatórias não fiquem à mercê da mera boa vontade do Juízo deprecado, nem que sua força de cumprimento se alicerce tão-só na jurisprudência, devem elas ser objetos de norma positivada, nos termos da presente proposição, na qual se estabeleça o dever do juiz de determinar à serventia do Juízo seu cumprimento em prazo certo - argumenta o senador.

O projeto seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania onde será apreciado em caráter terminativo.



20/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores devem votar projeto que obriga tomada de depoimentos de testemunhas em salas separadas

IGNÁCIO PROPÕE PRAZO MAIOR EM FINANCIAMENTOS PARA HOTÉIS

IGNÁCIO PROPÕE MESMA JORNADA DOS MÉDICOS PARA ENFERMEIROS

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE NOVO SEGURO PARA ACIDENTES DE TRABALHO

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE PENAS MAIS SEVERAS PARA SEQÜESTRO

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE ASSESSORIA EXTERNA PARA TRIBUNAIS DE CONTAS