Teatro de Bonecos encanta crianças no estande do Senado



Cerca de 200 crianças de escolas públicas de Salvador se deliciaram com a apresentação do teatro de bonecos de Josias Wanzeller no estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia. O artista fez duas apresentações nesta segunda-feira (18) da peça O Menino sem Nome, reunindo em cada uma delas dezenas de estudantes que visitavam a bienal, no Centro de Convenções da Bahia.

Josias, artista plástico e funcionário da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), consegue entreter totalmente as crianças nos 25 minutos de duração de cada exibição - que pode se estender, de acordo com a interação dos jovens com a peça. Nela, Josias seduz as crianças com personagens muito engraçados que transmitem, ao longo da apresentação, a importância do livro, do ato de ler e de freqüentar a escola. As crianças aprendem que ler é o primeiro passo para que possam lutar pelos seus direitos.

Há sete anos trabalhando com teatro mamulengo, o artista é também o autor do texto. Os bonecos são batizados com nomes populares e engraçados, como Zé Queixada, Dona Josefina da Perna Fina e o Palhaço Fogueteiro. Os fantoches têm movimentos faciais, na boca e nos olhos, para atraírem ainda mais a atenção das crianças.

Os bonecos são levados de Pernambuco pelo próprio Josias, produzidos artesanalmente por artistas populares como Bibio dos Bonecos e Mestre Saúba. Outros são de Brasília, feitos pelo artista Moisés Bento. Até o final da bienal, no domingo (24), Josias fará duas apresentações diárias, às 10h30 e às 15 horas.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado apresenta teatro de bonecos para crianças sem lar

Teatro mamulengo encanta crianças na Bienal do Livro

Teatro mamulengo encanta crianças na Bienal do Livro

Senado leva teatro de bonecos para a Bienal de Minas

Senado apresenta teatro de bonecos em comunidade carente de Belo Horizonte

Senado leva teatro de bonecos para a Santa Casa de Porto Alegre