Tebet acelera votação de MP sobre cooperativas



Ao receber, nesta terça-feira (4), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o presidente do Senado, Ramez Tebet, comprometeu-se a agilizar a votação, pelo Congresso Nacional, de medida provisória (MP) que isenta as cooperativas do pagamento do PIS e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Tebet poderá colocar a MP na pauta da reunião desta quarta-feira (5), segundo informou o senador Osmar Dias (PDT-PR), que acompanhou a audiência.

O senador paranaense defendeu a aprovação da MP com emenda apresentada pelo deputado Euler Morais (PMDB-GO), que restringe a isenção do pagamento desses tributos às cooperativas sob autogestão e filiadas a uma central, visando impedir a constituição de cooperativas "de fachada" apenas para obtenção do benefício fiscal.

Osmar Dias ressaltou a importância da MP para o futuro do cooperativismo no Brasil, enfatizando que "as cooperativas precisam dessa isenção para que possam concorrer num mercado altamente competitivo, onde a sonegação é muito alta". O senador Arlindo Porto (PTB-MG) também compareceu ao gabinete da Presidência do Senado para demonstrar seu apoio à reivindicação das cooperativas.



04/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário acelera votação da DRU

CCJ acelera votação da reforma do Judiciário

Senado acelera votação da reforma do Judiciário

PEC que acelera votação de acordos internacionais causa polêmica na CCJ

"Operação limpa-pauta" acelera votação de projetos antigos ou consensuais na CCJ

Plenário decidirá sobre votação da reforma do Judiciário, diz Tebet