Tebet afirma que ano eleitoral não atrapalha votação de projetos sobre segurança pública



O presidente do Senado, Ramez Tebet, garantiu nesta quinta-feira (21) que o envolvimento dos parlamentares nas atividades políticas próprias de um ano eleitoral não impedirá a votação dos projetos sobre segurança pública: "em verdade, vamos ter que correr contra o tempo, mas o Congresso fará sua parte na mobilização para conter a violência no país", assegurou.

- A Comissão Mista de Segurança já está instalada e trabalhando, e está preparando os projetos que votaremos com a maior rapidez. A segurança nacional é prioridade número um, pois os bandidos estão soltos e o Congresso Nacional fará sua parte para permitir uma ação mais eficaz do poder público - disse.

Tebet ressaltou que a disputa eleitoral não pode ser vista de forma negativa, porque "a eleição é o cerne da democracia, e a disputa pelo voto é essencial ao exercício democrático", e reiterou que o Congresso conseguirá conciliar as atividades legislativas, em especial a votação dos projetos relativos à segurança, com a necessidade de manter contato mais direto com as bases eleitorais.

O senador acha difícil a concessão de urgência para a votação do projeto impondo maiores restrições ao porte de armas, por se tratar de proposta "altamente polêmica". Lembrou que até o presidente da Comissão Mista Especial de Segurança, senador Iris Rezende (PMDB-GO), manifestou-se contra a medida, argumentando que os bandidos estão armados, que as armas entram através de contrabando e que não é possível as famílias ficarem desarmadas. Para Tebet, a saída poderia ser impor restrições ao porte, e não proibí-lo:

- Já existe legislação sobre porte de arma e não é qualquer pessoa que pode andar armada. É preciso pensar bem nesse projeto, para defender as famílias e não dar mais fôlego aos bandidos. Acho problemático deixar todo homem de bem desarmado; temos que desarmar os bandidos e colocá-los na cadeia - afirmou.



21/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet envia projetos sobre segurança para a Câmara

Tebet priorizou debate sobre segurança pública

Líder do PT anuncia criação de frente parlamentar para acelerar votação de projetos de segurança pública

Tebet quer votação pública do relatório sobre o caso do painel

Ideli defende aprovação de projetos sobre segurança pública até o fim do ano

Edital seleciona instituições para projetos sobre segurança pública