Tebet alerta para necessidade de desburocratização



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) alertou nesta quarta-feira (28) para a necessidade de o Brasil iniciar imediatamente um processo de desburocratização, como forma de atrair capitais e investimentos internacionais. Ele citou reportagem da revista Veja sobre estudo feito pelo Banco Mundial para identificar que países - entre 133 - apresentam mais dificuldades para abrir e fechar empresas. Pelo estudo, o Brasil é classificado como um dos piores do mundo.

Para Tebet, além de um alerta, o estudo aponta uma oportunidade para o Congresso Nacional modernizar a legislação e ajudar a desfazer o "emaranhado burocrático que dificulta o desenvolvimento econômico e facilita a corrupção". Ainda citando a reportagem, ele explicou que as leis e a burocracia interferem no processo natural de vida e morte das empresas, e lembrou que no Brasil gastam-se 152 dias para abrir uma empresa e 10 anos para fechá-la.

- Só perdemos para a Índia, onde aliás está o presidente Lula está agora, em que se leva 11 anos e três meses para fechar uma empresa. Os países do Primeiro Mundo, em média, fazem isso em um ano e pouco. Estão sendo examinadas duas leis importantes aqui no Senado, a Lei de Falências e a reforma do Judiciário. O presidente Lula disse que os empresários brasileiros deveriam chorar menos e vender mais. Não sei qual foi o contexto em que ele disse isso, mas faltou dizer que o setor produtivo tem um lucro de 5% enquanto o setor financeiro tem lucro de 25% - assinalou.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) lembrou em aparte que Tebet é o relator da Lei de Falências, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e sugeriu-lhe ousadia no parecer, esquecendo que existe uma legislação anterior. O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que a realidade do Brasil é essa, em que empresas de comunicação à beira da falência ajoelham-se diante do governo e escondem a verdade.



28/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roseana alerta para a necessidade de prevenção do câncer

Vanessa Grazziotin alerta para necessidade de regulamentar FPE

MALDANER ALERTA PARA NECESSIDADE DE FORTALECER EDUCAÇÃO

CABRAL ALERTA PARA NECESSIDADE DE SE REGULAMENTAR USO DE ÁGUA

Valmir alerta para necessidade de medidas contra hantavirose no DF

Mozarildo alerta para necessidade de o Brasil combater a biopirataria