Valmir alerta para necessidade de medidas contra hantavirose no DF
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apelou às autoridades do Distrito Federal no sentido de que tomem as medidas necessárias para que, no início da próxima estação seca, no outono de 2005, a população não esteja mais sob a ameaça do que chamou de "flagelo da hantavirose". Entre as medidas recomendadas, disse o senador, estão a continuidade das campanhas de esclarecimento à população, até que todos estejam suficientemente orientados quanto às formas de prevenir o contágio.
Valmir Amaral afirmou, citando pesquisadores do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília, que o surto de hantavirose no DF está diretamente relacionado à expansão urbana desordenada e aos hábitos ainda retrógrados de parcelas da população rural.
O senador informou que estudos elaborados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal mostram que o atual surto de hantavirose que eclodiu no Distrito Federal e no seu Entorno, a partir de 22 de maio passado, vem confirmando a taxa de letalidade descrita na literatura médica, que varia de 40 a 50%. De 28 casos considerados no DF e Entorno, lembrou o senador, 13 resultaram em morte, configurando uma taxa de mortalidade da ordem de 46,4%.
08/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys alerta para necessidade de medidas de apoio ao agronegócio
Jucá saúda apoio a medidas de Dilma Rousseff contra a corrupção e contesta necessidade de CPI
NABOR APÓIA MEDIDAS ANTICRISE MAS ALERTA CONTRA RECESSÃO
Tebet alerta para necessidade de desburocratização
VALMIR PEDE MEDIDAS PARA CONTER "ABUSO" DOS CARTÕES
Roseana alerta para a necessidade de prevenção do câncer