Vanessa Grazziotin alerta para necessidade de regulamentar FPE




A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) alertou para a necessidade de se aprovar uma nova lei regulamentando o Fundo de Participação dos Estados (FPE), bem como seus critérios de distribuição. Tanto o fundo quanto os critérios foram declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em pronunciamento nesta terça-feira (4), a parlamentar lembrou que, de acordo com a decisão do STF, o fundo vale até 31 de dezembro do ano que vem. Vanessa Grazziotin explicou que a Lei Complementar 62 estipulou os critérios de rateio com base no ano de 1989, quando foi promulgada. Ela previa que, a partir de 1992, uma nova lei estabeleceria novos critérios com base no Censo de 1990, mas isso nunca foi feito.

- Devemos enfrentar o debate, pois, do contrário, o Supremo irá legislar em nosso lugar - afirmou a senadora.

Ela lembrou ter apresentado o Projeto de Lei do Senado (PLS) 192/11, com novas regras para a distribuição do FPE. O projeto, idêntico ao que apresentou na Câmara dos Deputados quando deputada federal, determina que 80% do fundo sejam distribuídos a estados com renda per capita inferior à média nacional. Outros 10% seriam distribuídos a estados com média igual ou superior à nacional, ficando 8% para serem distribuídos em parte iguais às cinco unidades mais populosas e 2% de acordo com as reservas ambientais de cada unidade. A proposta tramita em conjunto com o PLS 289/11, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Vanessa Grazziotin informiu, ainda, que o governador do Amazonas, Omar Aziz, entrou com ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra lei do governo do estado de São Paulo que reduziu para zero a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a fabricação de tablets. Ao promulgar a lei, o governo de São Paulo desconsiderou outra decisão do STF, tomada em junho, quando declarou a inconstitucionalidade de 14 leis estaduais que concediam reduções e isenções fiscais desse imposto sem que houvesse convênios para esse fim.



04/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL ALERTA PARA NECESSIDADE DE SE REGULAMENTAR USO DE ÁGUA

Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem

Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas

Vanessa Grazziotin alerta para prazo de votação do FPE

Vanessa Grazziotin alerta para venda do uso de terras indígenas a empresas estrangeiras

Vanessa Grazziotin alerta para situação preocupante das obras de aeroportos para a Copa