Tebet anuncia que painel eletrônico volta a entrar em operação



O presidente do Senado, Ramez Tebet anunciou em Plenário que o Centro de Processamento de Dados (Prodasen) e a Secretaria Geral da Mesa realizaram as correções necessárias no sistema de votações eletrônicas da Casa, seguindo critérios recomendadas pela Universidade de Campinas (Unicamp). Na inspeção encomendada pelo Senado, logo após as denúncias de quebra do sigilo da votação que resultou na cassação do ex-senador Luís Estevão, foram identificados vários pontos vulneráveis, informou Tebet.

Conforme o presidente, o novo sistema entra em operação a partir desta terça-feira (6) e, momentaneamente, até que seja aferida a sua eficiência, servirá para registros de comparecimentos às sessões e às votações nominais. As votações secretas, afirmou, só serão realizadas via painel eletrônico após esse estágio de aferição.

Tebet informou que cada senador escolherá sua própria senha individual secreta, que pode ser alterada ou cancelada a qualquer momento, mediante pedido do senador e que a votação poderá ser feita por identificação digital.



06/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet inaugura, em agosto próximo, novo painel eletrônico do Senado

Painel eletrônico continua a ser investigado

Peritos da Unicamp examinam painel eletrônico do Senado

Medidas de austeridade do Senado são expostas em painel eletrônico

Novo painel eletrônico foi uma das realizações da 1º secretaria em 2002

Eleição pode ser feita pelo painel eletrônico