Tebet apóia projeto contra violência doméstica



O presidente do Senado, Ramez Tebet, vai agilizar a tramitação de projeto que ampara as mulheres vítimas da violência doméstica. Atendendo a solicitação das representantes das bancadas femininas no Senado e na Câmara, respectivamente, senadora Emilia Fernandes (PT-RS) e deputada Iara Bernardes (PT-SP), que o visitaram nesta quarta-feira (10), Tebet vai empenhar-se para que a proposta seja aprovada em maio, como parte das comemorações do Dia das Mães.

O projeto permite que o agressor seja afastado do lar por meio de decisão liminar, que poderá ser concedida antes do julgamento do mérito da ação, a partir do registro de queixa em delegacia especializada. De autoria da deputada Nair Lobo (PMDB-GO), que também compareceu à audiência com Tebet, a proposta já foi aprovada pela Câmara e, no Senado, tem parecer favorável do senador Iris Rezende (PMDB-GO), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- A mulher pobre muitas vezes silencia e não denuncia a agressão por não ter para onde ir. Com o projeto, preservamos o lar para a maioria da família, permanecendo nele a mulher com os filhos; quebramos a arrogância do homem agressor, que muitas vezes ameaça a mulher com a perda de direitos se esta se afastar de casa para escapar da violência - disse Emilia Fernandes.



10/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto contra violência doméstica

Senado aprova projeto que combate violência doméstica contra a mulher

Projeto contra a violência doméstica deve ser votado em regime de urgência pelo Plenário

Collor cobra providências contra violência doméstica em Alagoas

Violência doméstica contra mulher poderá ser crime hediondo

Brasil poderá ter juizados de violência doméstica contra mulheres