Tebet cobra do governo eficiência e lisura nos programas sociais



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) cobrou nesta segunda-feira (18) do governo Luiz Inácio Lula da Silva a correção de erros que estão prejudicando o acesso dos mais necessitados aos programas sociais. Denúncias de fraude e de incompetência veiculadas pelos órgãos de comunicação levaram o parlamentar a pedir providências ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

Tebet referiu-se especificamente à reportagem transmitida no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, em que até empresários confessaram estar recebendo o Bolsa-Família e o vale-gás. O programa mostrou que, nas mesmas comunidades dos beneficiários fraudulentos, crianças e donas-de-casa estão passando fome.

O Fantástico também mostrou o descontrole a que estão sujeitos esses programas: milhares de pessoas cadastradas não retiram os recursos pois não sabem que seus cartões de acesso estão nas gavetas da Caixa Econômica Federal, conforme observou, em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR).

- Os programas, quando não são mal direcionados, sofrem a ação de criminosos, entre os quais estão funcionários públicos. Os responsáveis têm de ser punidos, sem prejuízo da continuidade dos programas - afirmou o senador.

Ele disse concordar com o recadastramento dos beneficiários, medida anunciada por Ananias, mas alertou para o fato de que a revisão dos cadastros não pode interromper a ação social, sob pena de prejudicar ainda mais a população carente.

Pressão eleitoral

Ramez Tebet reclamou ainda de pressões "diretas e indiretas" que estão sendo feitas sobre os eleitores para que votem em determinados candidatos, sob a ameaça de perderem benefícios sociais. Muitos cidadãos evitariam inclusive afixar propaganda eleitoral em suas residências, com medo de represálias.

- Cabe ao governo esclarecer que o voto é livre e independente da concessão de benefícios -exigiu Tebet.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET COBRA MAIS EFICIÊNCIA DO GOVERNO NO CASO DA AFTOSA

Governo de São Paulo e Fundos Sociais dos Municípios articulam programas sociais

Marina: governo não tem compromisso com programas sociais

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes

Eduardo destaca programas sociais do governo do Tocantins

Jucá diz que governo acerta ao unificar programas sociais