TEBET PEDE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA



Preocupado com a eminência de intervenção estrangeira na Amazônia, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) pediu mais recursos para o projeto de vigilância e monitoramento eletrônico da região (Sivam) e a urgente elaboração de um projeto nacional de desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste.

Segundo Tebet, que foi o relator do projeto Sivam no Senado, apenas um amplo programa voltado para a ocupação e melhoria das condições da Amazônia pode afastar as ameaças à soberania nacional e diminuir as desigualdades regionais.

- Creio que não há exagero nesta minha preocupação, que é a mesma de muitos brasileiros - afirmou o senador, que apontou como grave o fato de que o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, George W Bush, sugeriu, em debate, que os países ricos recebam terras dos países pobres como pagamento das dívidas externas.

Neste sentido, Ramez Tebet disse que é importante que o Congresso instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a atuação das organizações não-governamentais e de outros organismos estrangeiros que atuam na região.

O senador discordou de aparte do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), que considerou normal e "efeito da globalização" a presença de estrangeiros em solo brasileiro. "Não podemos entender a globalização como sinônimo de submissão. Aquela proposta é inaceitável e indecente", respondeu Tebet.

O senador acrescentou que há muito a região amazônica é cobiçada internacionalmente pelas suas riquezas e potencialidades. Por isso, acentuou, o Brasil precisa cuidar e vigiar a área investindo mais no projeto Sivam e nas Forças Armadas. "Os sinais de alerta vêm dos nossos vizinhos. Precisamos estar atentos", reforçou.

Tebet recebeu apoio do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), que foi sub-relator do projeto Sivam à época da tramitação da matéria na Casa. Quintanilha também vê a necessidade de um programa abrangente para desenvolvimento da Amazônia. "Devemos ter uma harmonia entre a preservação ambiental e o aproveitamento das riquezas do local; não basta ter um olhar contemplativo", opinou o senador.

20/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet defende plano nacional de desenvolvimento para a Amazônia

TEBET TRAÇA PROGRAMA DE AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE MATO GROSSO DO SUL

Senadores debatem programa de desenvolvimento para a Amazônia

TEBET PEDE AGENDA POSITIVA PARA DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR

Programa de incentivo ao desenvolvimento sustentável da Amazônia prorroga inscrições

Programa de Desenvolvimento da Amazônia será debatido com quatro ministros