TEBET DEFENDE USO DOS RECURSOS DA PRIVATIZAÇÃO NO ABATIMENTO DA DÍVIDA
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou, em entrevista, que a única saída para a recuperação econômica dos estados é o uso da metade dos recursos obtidos com as privatizações no abatimento da dívida, conforme estabelece resolução do Senado. Essa resolução, aprovada no final de 1997, está suspensa até o julgamento final de recurso impetrado contra ela no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos governadores, que a consideram inconstitucional por ferir a autonomia dos estados.
Tebet disse temer que o dinheiro da venda de estatais seja utilizado em obras eleitoreiras, e observou que quem fizer isso será repudiado pela população. O senador pediu responsabilidade aos governadores:
- Estamos vivendo momentos difíceis e é importante que o governante fique consciente das suas responsabilidades e aplique recursos onde devam ser aprovados. Os recursos já são escassos. Vejam o problema das escolas: por mais que se queira colocar crianças na escolas, ainda há filas ou falta de vagas.
Tebet acrescentou que o país chegou a um ponto em que a população não pode mais contar com serviços públicos que dependem dos governos estaduais.
- Vejam a questão da saúde, que é direito de todos, um direito do cidadão, e é dever do Estado, e nós assistimos, então, a bebês morreram nas maternidades. Nós assistimos a filas intermináveis. O que positivamente é um absurdo - disse.
20/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado teto de US$ 75 bi para títulos em dólar, abatimento da dívida externa e uso de derivativos
Universitários podem ter bolsa para se qualificar e conseguir abatimento da dívida com Fies
Paim defende abatimento de mensalidades em universidades privadas para alunos mais pobres
TEBET APONTA ÊXITO NA PRIVATIZAÇÃO DA ENERSUL
Senadores do Paraná pedem a Tebet apoio a projeto que impede privatização da Copel
MP sobre dívida agrícola leva ministro a Tebet