Tebet diz que governo é negligente com o agronegócio
Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (5), o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu a implementação, por parte do governo federal, de políticas direcionadas à recuperação do agronegócio. Ele destacou a necessidade de uma política de investimentos em seguro rural, pesquisa e sanidade, para evitar problemas como o da febre aftosa.
- Há uma certa negligência [do governo federal] para enfrentar os problemas daqueles que trabalham no campo - protestou.
Tebet lembrou que "foi o agronegócio que salvou a balança comercial em 2003 e 2004, quando a política de juros altos segurava o resto da economia", lamentando queneste momento o setor passe por uma crise profunda. Segundo ele, a participação da agroindústria no Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu de 30,58% em 2003 para 27,87% em 2005.
-O governo federal não pode deixar que a produção agropecuária caia - disse ele, acrescentando que "a agroindústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o desenvolvimento nacional nos últimos dez anos".
O senador lamentou ainda a saída de Roberto Rodrigues do Ministério da Agricultura. Tebet afirmou que Rodrigues "foi sempre leal ao presidente da República", mas que teve de enfrentar disputas com integrantes do próprio governo.05/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon diz que governo FHC foi negligente com a segurança
Ferraço diz que governo foi negligente no caso do senador boliviano
José Maranhão: governo da Paraíba é negligente na fiscalização do transporte escolar
Papaléo diz que governo federal é negligente na prevenção e controle da malária, dengue e outras doenças
Valter Pereira: polícia mostrou-se negligente por não ter identificado menor presa no Pará
Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo