Tebet diz que governo é negligente com o agronegócio



Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (5), o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu a implementação, por parte do governo federal, de políticas direcionadas à recuperação do agronegócio. Ele destacou a necessidade de uma política de investimentos em seguro rural, pesquisa e sanidade, para evitar problemas como o da febre aftosa.

- Há uma certa negligência [do governo federal] para enfrentar os problemas daqueles que trabalham no campo - protestou.

Tebet lembrou que "foi o agronegócio que salvou a balança comercial em 2003 e 2004, quando a política de juros altos segurava o resto da economia", lamentando queneste momento o setor passe por uma crise profunda. Segundo ele, a participação da agroindústria no Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu de 30,58% em 2003 para 27,87% em 2005.

-O governo federal não pode deixar que a produção agropecuária caia - disse ele, acrescentando que "a agroindústria foi o setor da economia que mais contribuiu para o desenvolvimento nacional nos últimos dez anos".

O senador lamentou ainda a saída de Roberto Rodrigues do Ministério da Agricultura. Tebet afirmou que Rodrigues "foi sempre leal ao presidente da República", mas que teve de enfrentar disputas com integrantes do próprio governo.

05/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que governo FHC foi negligente com a segurança

Ferraço diz que governo foi negligente no caso do senador boliviano

José Maranhão: governo da Paraíba é negligente na fiscalização do transporte escolar

Papaléo diz que governo federal é negligente na prevenção e controle da malária, dengue e outras doenças

Valter Pereira: polícia mostrou-se negligente por não ter identificado menor presa no Pará

Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo