Tebet encontra Nelson Jobim e diz confiar que decisão do TSE sobre coligações será revertida



O presidente do Senado, Ramez Tebet, demonstrou confiança na possibilidade de reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre coligações eleitorais, embora a matéria não tenha sido apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quinta-feira (28). Ainda pela manhã, Tebet visitou o presidente do TSE, ministro Nelson Jobim:

- Fui colocar para ele que o Congresso está inconformado com a decisão, mas também garantir que vamos agir estritamente dentro das nossas atribuições, preservando, portanto, o princípio da independência e harmonia entre os Poderes. A visita teve como objetivo essa precaução, talvez até desnecessária - afirmou.

Tebet acha que o fato de a proposta de emenda não ter sido apreciada pela CCJ não significa o insucesso da iniciativa. Pelo contrário, a falta de quórum para a realização da reunião pode ter dado tempo para a conclusão de "conversas políticas necessárias ao êxito na aprovação de uma emenda constitucional".

- Sou otimista e acredito no diálogo, no entendimento, e que o bom senso vai prevalecer. Estou defendendo essa posição porque é a vontade da Casa e também porque tenho convicção de que as regras foram alteradas no meio do jogo - explicou.

O senador considerou normal, num regime democrático, a manifestação do presidente da República em apoio à decisão do TSE:

- Isto não é uma democracia? O presidente da República manifestou a opinião dele, que não é necessariamente a minha e nem a de outros. A beleza da democracia está aí - afirmou.



28/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet critica decisão do TSE sobre coligações

Iris Rezende defende decisão de Nelson Jobim

José Sarney: Nelson Jobim será ponto de equilíbrio à frente do STF

Nelson Jobim diz que a próxima eleição será a maior já realizada no País

Nelson Jobim, sobre a súmula vinculante

Nelson Jobim, sobre as ações diretas de inconstitucionalidade