Tebet critica decisão do TSE sobre coligações



O presidente do Senado, Ramez Tebet, disse nesta segunda-feira (29) que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre coligações "é a coisa mais errada e mais confusa feita nos últimos tempos". Ele reconheceu que já é quase impossível aprovar a tempo a emenda constitucional que derrubaria tal resolução antes da realização das convenções partidárias, marcadas para junho. Tebet critica a decisão do tribunal de verticalizar as coligações partidárias, que obriga a manutenção das mesmas alianças em nível nacional e estadual.

- Isso virou uma salada. Ora, o que se pretende é que os partidos tenham uma orientação só em nível nacional, mas o próprio ministro Nelson Jobim (presidente do TSE) disse numa entrevista que pode haver coligação branca, que está todo mundo livre nos estados, que pode subir no mesmo palanque do adversário nas eleições presidenciais, enfim, a única coisa respeitada é a liberdade do eleitor de votar em quem ele quiser - comentou.

Tebet admitiu que a chamada "verticalização" das coligações "já é fato concreto", embora a veja como "divorciada da realidade" e de efeitos negativos:

- Fala-se até em candidato laranja. Como pode isso estar beneficiando o país? Foi uma interpretação errada do TSE, divorciada da realidade - afirmou.



29/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet encontra Nelson Jobim e diz confiar que decisão do TSE sobre coligações será revertida

Dutra pede reunião de líderes sobre emenda das coligações e critica decisão do TSE

Tebet conversa com presidente do STF sobre verticalização das coligações

Líderes comentam decisão do STF sobre coligações

Senado suspende decisão do TSE sobre coligações

Requião defende a reversão da decisão do TSE sobre coligações