TEBET ENTREGA AO PRESIDENTE DA OAB DENÚNCIAS DO JUIZ LEOPOLDINO MARQUES



Cópia de um documento de 11 páginas, assinado pelo juiz Leopoldino Marques do Amaral, contendo denúncias contra membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi entregue na tarde desta segunda-feira (dia 13) pelo presidente da CPI do Judiciário, Ramez Tebet (PMDB-MS), ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo Oscar de Castro. O caso do assassinato do juiz, cujo corpo foi encontrado na semana passada no Paraguai, está sendo acompanhado pela OAB, que tem visitas marcadas à Procuradoria-Geral da República e ao Superior Tribunal de Justiça na busca de outros documentos que ajudem a elucidar o caso.
São 11 os itens contendo acusações do juiz Leopoldino Marques contra integrantes do tribunal. O primeiro deles trata da contratação e nomeação de funcionários para cargos em comissão, com objetivos sexuais. Outra denúncia é sobre aposentadoria de parentes de desembargadores apenas pelo exercício em cargo comissionado. Também consta no documento a comunicação da existência de irregularidades no fornecimento de auxílio transporte e compra de combustível, além de manipulação de julgamentos.
- As denúncias são exatamente aquelas que a imprensa já divulgou com muita intensidade. Infelizmente não há documentos, ele não juntou documentos com provas. Pelo menos até agora não se encontrou nada no Senado Federal, além da correspondência com as acusações. Mas continuo na busca desses documentos porque eles são importantes para que se possa avaliar a intensidade e a veracidade das acusações que o juiz fez aos desembargadores do TJMT - afirmou Reginaldo Castro, que foi recebido por Tebet acompanhado pelos presidentes das OAB de Mato Grosso, Ussiel Tavares, e de Mato Grosso do Sul, Carlos Marques.

13/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SOUTO ESCLARECE QUE CPI NÃO INVESTIGARÁ ASSASSINATO DE JUIZ, MAS SIM DÉNÚNCIAS

ANTONIO CARLOS QUER QUE CPI INVESTIGUE DENÚNCIAS DO JUIZ DO MT

CPI DO JUDICIÁRIO DECIDE TERÇA-FEIRA SE INVESTIGA DENÚNCIAS DO JUIZ DO MT

DECLARAÇÕES DE JUIZ CONFIRMAM DENÚNCIAS CONTRA TRT DA PARAÍBA, DIZ RELATOR

TEBET DIZ QUE O SILÊNCIO DO JUIZ PODE PREJUDICÁ-LO

CASO ENCOL ENVOLVE JUIZ DE GOIÂNIA EM DENÚNCIAS DE FAVORECIMENTO ILÍCITO