Tebet explica bloqueio de depósitos bancários de empresas que devem ao Fisco



Uma questão que promete reacender na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) as discussões sobre a nova Lei de Falências, aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (4), é a que prevê a possibilidade do juiz determinar por meio eletrônico o bloqueio de valores depositados em instituições financeiras em nome de empresas devedoras do Fisco, quando a companhia citada não pagar no prazo estabelecido ou não apresentar bens penhoráveis.

O mecanismo já é usado com sucesso pela justiça trabalhista. Mas a sua inclusão no substitutivo do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) ao projeto de lei da Câmara que altera o Código Tributário Nacional (PLC 70/03) tem gerado polêmica, arrancando críticas dos empresários filiados à Confederação Nacional da Indústria (CNI). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu esclarecimentos ao relator ao final da reunião da CAE, exibindo editorial da edição de domingo do jornal O Estado de S. Paulo.

Tebet explicou que esse instrumento só será adotado depois que o débito já foi inscrito na dívida ativa, entrou na fase de execução e o oficial de Justiça não conseguiu identificar bens à penhora. O senador disse, que se nada for encontrado, não é possível supor que essa empresa tenha condições de se recuperar. "É um esforço supremo em defesa do erário público", enfatizou. Mas ele admitiu que a matéria é polêmica e que a CNI poderá tentar derrubar esse dispositivo na CCJ.

- Se eu for convencido de que isso elimina a possibilidade de recuperação das empresas, mesmo sendo suplente na CCJ estarei lá para ajudar a mudar esse dispositivo - declarou Tebet ao final da reunião da CAE.



04/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Tribunal de Justiça explica gerenciamento dos depósitos judiciais

Procon-SP explica novas regras para os serviços bancários

Tebet protesta contra bloqueio das aposentadorias

Fernando Bezerra apresenta projeto que permite ao Fisco parcelar dívidas de empresas em recuperação judicial

RAMEZ TEBET EXPLICA O RELATÓRIO FINAL DO ORÇAMENTO

Vídeo | Jucá explica propostas que devem ser incluídas na minirreforma eleitoral