TEBET HOMENAGEIA ZEQUINHA BARBOSA E PEDE MAIOR APOIO AOS ESPORTES



Ao homenagear o atleta José Luís Barbosa - Zequinha Barbosa -, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) fez um apelo nesta terça-feira (dia 8) ao poder público por maior incentivo a todas as modalidades de esporte. A proximidade das Olimpíadas de Sidney, na Austrália, em que o Brasil se fará representar com número de esportistas menor do que nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, levou o senador a observar que os atletas lutam com dificuldades para dignificar o país no estrangeiro.
Zequinha Barbosa, na opinião de Tebet, transformou-se em verdadeiro mito do esporte nacional e mundial. Menino pobre de Três Lagoas (MS), participou de quatro Olimpíadas e, por seis segundos, não irá para a quinta consecutiva nem verá seu nome incluído no livro dos recordes como o atleta que mais participou de Olimpíadas.
Especialista nos 800 metros, modalidade em que foi ranqueado entre os dez melhores do mundo durante dez anos seguidos, Zequinha Barbosa encerra agora sua carreira, aos 40 anos, como exemplo para todos os atletas brasileiros, na opinião do senador.
- Exemplo para os muitos Zequinhas Barbosas, talentos inaproveitados, porque falta amparo do poder público. Craques surgem do nada, por esforço próprio - disse Tebet.
O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) apoiou Tebet dizendo que o poder público deve à sociedade brasileira uma fonte de financiamento para o esporte, particularmente o esporte amador, "para que ele seja uma atividade plural, participativa". Já o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que comemorava a nova de regulamentação do esporte, disse ter apelado ao presidente da República, hoje (dia 8), na solenidade de sanção da lei, por nova lei de incentivos aos esportes.

08/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Exploração Sexual vai ouvir Zequinha Barbosa

Tebet pede repressão ao crime e recebe apoio de senadores

TEBET ELOGIA NOVO MINISTÉRIO, MAS PEDE APOIO À PRODUÇÃO

TEBET PEDE APOIO DO GOVERNO PARA PECUÁRIA SUL-MATO-GROSSENSE

MALDANER HOMENAGEIA SC E PEDE APOIO À DEFESA CIVIL

Serys pede maior apoio ao Programa Antártico Brasileiro