Universidade do Legislativo inicia atividades acadêmicas com curso de Direito Legislativo



Três atos solenes marcaram oficialmente, na manhã desta quarta-feira (9), a abertura dos trabalhos da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). No auditório do edifício Interlegis, o presidente do Senado Federal e reitor da Unilegis, Ramez Tebet, e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, assinaram o termo de cessão de um imóvel da União para o Senado, com 32 mil metros quadrados, destinado à construção da sede da nova instituição de ensino superior.

"É uma satisfação para o governo federal poder colaborar com essa iniciativa, que concorre para a consolidação da democracia e o fortalecimento do Legislativo", declarou Guilherme Dias. Segundo o diretor-geral do Senado e vice-reitor administrativo da Unilegis, Agaciel da Silva Maia, o terreno cedido situa-se no Setor de Clubes Sul, ao lado do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, e deverá abrigar, nas futuras instalações da universidade, um centro de treinamento e alojamento para alunos de cursos de graduação e especialização.

Para Tebet, a cessão de terreno da União para a Unilegis demonstra a harmonia que deve existir entre os poderes da República. O parlamentar assinalou o pioneirismo do Senado brasileiro ao montar a primeira universidade aberta do mundo, cuja atuação, na sua opinião, deve ir além do aprimoramento institucional e da qualificação dos quadros do Legislativo, aproximando a juventude do processo político-partidário. "O Senado tem o dever de mostrar que a instituições políticas são fundamentais na vida do povo", afirmou.

Direito Legislativo

Logo em seguida, o presidente do Senado e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Manoel Catarino Paes, firmaram convênio de cooperação técnico-científica para promoção do curso de especialização em Direito Legislativo, que teve a aula inaugural realizada durante o evento. Com duração de 360 horas, o curso será oferecido de outubro de 2002 a setembro de 2003 e irá capacitar mais de 100 servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União.

De acordo com o vice-reitor acadêmico da Unilegis, Antônio José Barbosa, essa especialização vai ser desenvolvida em três módulos, com aulas ministradas no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Além da UFMS, o Senado já firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, até meados de novembro, deve fazer o mesmo com a Universidade de Brasília (UnB). Em 2003, está prevista a montagem de outros cursos de especialização e de um curso de graduação seqüencial, com carga horária menor.




09/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Curso de Direito Legislativo marca início das atividades da Unilegis

Escola do Legislativo inicia suas atividades com curso para recepcionistas

Legislativo retoma as atividades

Senado cria Universidade do Legislativo

Senado aprova Universidade do Legislativo

Tebet instala Universidade do Legislativo