Tebet marca audiência do Conselho de Ética para quarta-feira



Na qualidade de presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) anunciou para a próxima quarta-feira (14), às 10 horas, a realização da primeira audiência de investigação sobre suposta violação do painel eletrônico de votação do Senado e possível quebra de decoro parlamentar por parte do ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães.

Na audiência, serão ouvidos os três jornalistas da revista IstoÉ - Andrei Meirelles, Mino Pedrosa e Mário Simas Filho -, autores das reportagens sobre a conversa havida entre três procuradores da República e Antonio Carlos Magalhães, durante a qual o ex-presidente do Senado teria dito que tinha conhecimento dos votos dados pelos senadores na sessão secreta de cassação do então senador Luiz Estevão.

Tebet afirmou que convidará Antonio Carlos a depor na própria quarta-feira ou em data posterior, "se ele assim o preferir". Ele também convidou os procuradores José Francisco de Souza, Guilherme Shelb e Eliana Torelly a prestarem depoimento junto ao Conselho, ainda durante esta semana. "Tenho urgência nessas audiências porque quero concluir as investigações em 30 dias", afirmou.

O senador ainda não designou relator para o processo, mas pretende escolher um nome antes da audiência de quarta-feira. Caso contrário, usará sua prerrogativa de presidente do Conselho para instruir o processo nessa fase inicial de coleta de depoimentos. A investigação foi motivada por um requerimento do PT, posteriormente assinado também pelo senador Paulo Hartung (PPS-ES), solicitando abertura de processo sobre violação do painel eletrônico e quebra de decoro parlamentar.

Ao lado do presidente Tebet e do corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que é membro nato, integram o Conselho os senadores Nabor Júnior (AC), Ney Suassuna (PB), Casildo Maldaner (SC) e Amir Lando (RO) pelo PMDB; Juvêncio da Fonseca (MS), Geraldo Althoff (SC), Francelino Pereira (MG) e Paulo Souto (BA) pelo PFL; José Roberto Arruda (DF), Osmar Dias (PR) e Lúcio Alcântara (CE) pelo PSDB; Heloísa Helena (PT-AL), Jefferson Péres (PDT-AM) e Lauro Campos (PT-DF) pelo Bloco Oposição.

12/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet anuncia quarta relator para pedido de investigação sobre ACM no Conselho de Ética

Relator pede cassação de ACM e de Arruda e Tebet marca votação para quarta-feira

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório sobre violação do painel e Tebet garante voto aberto

Conselho de Ética transfere para quarta-feira votação de relatório do processo contra Renan

Conselho de Ética se reunirá na quarta-feira

Conselho de Ética reúne-se nesta quarta-feira