Tebet anuncia quarta relator para pedido de investigação sobre ACM no Conselho de Ética



O presidente do Conselho de Ética do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), informou, em entrevista à imprensa, que anunciará até quarta-feira (dia 21) o nome do senador que irá relatar o pedido das oposições para investigar se o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) feriu o decoro parlamentar em sua conversa com procuradores da República, divulgada pela revista IstoÉ.

O nome será conhecido antes da sessão secreta que o conselho pretende fazer, também na quarta (dia 21), com os procuradores Guilherme Schelb e Eliana Torelly. Na reunião do Conselho desta quarta (dia 14) os dois se recusaram a fazer qualquer comentário sobre o conteúdo da conversa com o senador Antonio Carlos, sob o argumento de que poderiam ferir normas de conduta do Ministério Público. Os dois procuradores se comprometeram a comparecer à reunião secreta.

Para o senador Ramez Tebet, as informações a serem prestadas sob sigilo pelos procuradores poderão ajudar os senadores a "formar convicções" sobre o caso, mas não devem integrar o relatório a ser votado pelo Conselho de Ética. "No máximo, poderiam constar de uma parte do relatório que não seria divulgada", disse. Ele afirmou ainda que as conclusões dos técnicos da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre a vulnerabilidade do painel eletrônico de votações do plenário "serão de extrema importância" para o conselho julgar o caso.

O senador Antonio Carlos Magalhães, conforme Tebet, pediu que seja convidado a falar ao conselho somente depois de conhecido o parecer técnico da Unicamp. Até lá, informou Ramez Tebet, o Conselho de Ética já deverá ter uma segunda degravação da fita apresentada pela revista IstoÉ, "feita agora com mais calma e tempo". A primeira degravação, realizada pelo foneticista Ricardo Molina, foi realizada "às pressas", como informou o próprio técnico ao Senado. Tebet acredita que, com tempo suficiente, "talvez possam ser entendidas algumas palavras e frases consideradas inaudíveis da primeira vez".

15/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet indica amanhã relator do Conselho de Ética para investigar denúncias sobre painel

Conselho de Ética vota nesta quarta relatório sobre violação do painel e Tebet garante voto aberto

Tebet marca audiência do Conselho de Ética para quarta-feira

Conselho de Ética indefere pedido para ampliação de investigações sobre Renan

Conselho de Ética entrega à Mesa pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan

Senadores divergem sobre condução da investigação no Conselho de Ética