Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Mauro Miranda ressaltou que as agências de desenvolvimento são os canais mais adequados para articular as ações dos agentes públicos e privados diretamente envolvidos com as políticas de desenvolvimento regional. Além disso, observou o senador, as agências atuam de forma descentralizada e horizontal, gerando um processo coletivo de tomada de decisões, benéfico para a realização da ação pública.
O senador lembrou a experiência bem-sucedida de agências de desenvolvimento em outros países afirmando que a Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste poderá articular melhor a atividade produtiva regional; as fontes de financiamento para a atração de investimentos; a promoção dos empreendimentos produtivos e a implantação de projetos de infra-estrutura econômica e social. Poderá ainda, promover a rede de parcerias e alianças entre os governos federal e estaduais e o setor privado; o acesso às informações estratégicas para o desenvolvimento, e os subsídios para a execução de políticas públicas na região.
Na avaliação de Mauro Miranda, a atual Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, tem atuação bastante limitada e, por essa razão, não atende às necessidades de lideranças políticas e empresariais da região. Com a criação da agência, a secretaria, que completa um ano de existência em dezembro, será extinta.
29/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet defende criação de Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Tebet defende criação de agência de desenvolvimento para o Centro-Oeste
Tebet pede ao governo rapidez na criação da agência de desenvolvimento do Centro-Oeste
Mauro Miranda destaca otimismo do empresariado do Centro-Oeste
Mauro Miranda elogia reforma do Fundo Constitucional do Centro-Oeste
MAURO MIRANDA: CIRCUITO PECUÁRIO CENTRO-OESTE ESTÁ LIVRE DA FEBRE AFTOSA