Tebet quer fim dos ataques israelenses ao Líbano



Ao lamentar a morte de mais de 750 civis libaneses em conseqüência de bombardeios israelenses nas últimas semanas, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) pediu em Plenário, nesta terça-feira (1o), a negociação urgente de um cessar-fogo na região. Tebet reclamou do "uso desproporcional da força pelas Forças Armadas de Israel contra as populações desarmadas do Líbano".

- É urgente o cessar-fogo. Os libaneses querem a paz. O Líbano foi sempre da paz e, por sua pluralidade, nunca procurou se armar verdadeiramente para a guerra. Israel, por sua vez, tem a maior máquina de guerra dentre todos os países do Oriente Médio e está a usar a sua força imensa naquele país pequeno - disse.

O senador criticou ainda a Organização das Nações Unidas (ONU) e as grandes potências por não conseguirem impedir a escalada da guerra e nem fazer cumprir tréguas anunciadas. Esses acordos de cessar-fogo, mesmo que por períodos curtos, lembrou, permitiriam a distribuição de mantimentos aos libaneses atingidos e a retirada de estrangeiros do país.

Em apartes, senadores manifestaram sua solidariedade ao pronunciamento de Tebet. O líder do PMDB, Ney Suassuna (PB), lamentou o envolvimento da população civil e a morte de crianças no conflito. Romeu Tuma (PFL-SP) sugeriu a "exportação" do modelo de convívio pacífico entre israelenses e libaneses existente no Brasil para o Oriente Médio. Ele destacou ainda a falta de preparo para a guerra do exército libanês, criado apenas para exercer a função de polícia. Antero Paes de Barros (PSDB-MT) considerou inaceitável a violência praticada pelas forças militares de Israel contra as forças de defesa do Líbano. Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse quecidades libanesas de valor histórico para toda a humanidade "estão sendo completamente destruídas juntamente com sua população, suas mulheres e suas crianças".

01/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET SAÚDA PRESIDENTE DO LÍBANO E QUER MAIOR COOPERAÇÃO MÚTUA

TEBET HOMENAGEIA 57 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

Tebet recebe embaixador do Líbano e representante palestino

ONU reconhece falha na busca da solução do conflito entre palestinos e israelenses

Brasil pode contribuir para a paz entre palestinos e israelenses, diz Osvaldo Sobrinho

Tebet quer votar MPs rapidamente