Telecentros serão instalados em presídios do Ceará



A ação terá apoio do Serpro, que além de doar equipamentos para os espaços, firmou acordos para capacitação profissional 

Na última quarta-feira (11) o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinou seis acordos em Fortaleza (CE). Dois deles são voltados para aprimoramento educacional e quatro têm como objetivo a criação de 28 telecentros no Ceará.

Os novos telecentros irão incentivar a formação profissional, por meio de cursos do Serpro disponíveis nas modalidades on-line e off-line. Os espaços digitais serão instalados em diferentes locais, entre eles, Pontos de Cultura, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e presídios.

Com o governo do Estado foi acordada a entrega de equipamentos para 27 telecentros - 5 para a Secretaria de Cultura, 7 para a Secretaria de Justiça e 15 para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.  Um acordo entre o Serpro e a Câmara Municipal de Fortaleza, assegurou a criação de um telecentro itinerante, que irá acompanhar as sessões realizadas pelo projeto Câmara nos Bairros. “Buscamos a transparência e a melhoria no acesso aos serviços de governo eletrônico. Certamente os telecentros vão trazer bons frutos à cidade de Fortaleza”, destacou o presidente da Câmara, Acrísio Sena.

Durante as assinaturas, o diretor-presidente do Serpro acrescentou: “estamos em uma outra etapa, com um desafio ainda maior. Além de promover a inclusão digital, queremos fazer isso cada vez com mais qualidade, capacitação das pessoas e compartilhamento de conhecimentos”, destacou Marcos Mazoni. “E para isso temos os conteúdos produzidos pela nossa Universidade Corporativa, a UniSerpro”, exemplificou o presidente.


Qualificação em foco

Além da criação de telecentros, os acordos de cooperação firmados na última quarta-feira (11) também visam a promoção de ações educacionais. Serpro e Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) estabeleceram programa de intercâmbio, abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos.  

Um outro acordo, assinado pela coordenadora da UniSerpro, Eunides Chaves, e a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado, Lena Neiva, tem como objetivo criar eventos e ações de formação com metodologia presencial, semipresencial ou a distância. Os públicos são os empregados do Serpro, do Governo do Estado e de instituições parceiras.

Leia mais:

Telecentros e Empreendedorismo

Brasil possui 45% de domicílios com computador, revela pesquisa

Especialistas debatem estratégias para formação de monitores de telecentros

 

Fonte:
Serpro





16/07/2012 19:09


Artigos Relacionados


Cinemas gratuitos serão instalados no Acre, Pará e Piauí

Laboratórios experimentais em arte, cultura e tecnologia serão instalados em todo o País

Pontos de conexão à internet do governo federal serão instalados na região serrana do RJ

Juízes serão responsabilizados criminalmente pela superlotação nos presídios

Agricultores do programa Garantia-Safra serão recadastrados no Ceará

Instalados os trabalhos da Subcomissão da Amazônia