Temporão fala na CCJ sobre controle do tabagismo



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fala neste momento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre as políticas públicas de controle do tabagismo. A reunião é presidida pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

A comissão vota nesta quarta-feira (2) pauta formada por 37 proposições, entre as quais três projetos que proíbem ou restringem o consumo de produtos derivados do tabaco em ambientes fechados. A relatora da matéria, senadora Marina Silva (PV-AC), apresentou voto favorável à aprovação do PLS 315/08, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), e pela rejeição dos PLS 420/05 e 316/08, de autoria dos senadores Magno Malta (PR-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR), respectivamente.

Para a relatora, somente a proposta de Tião Viana se ajusta à Convenção-Quadro para o controle do uso do tabaco, assinada pelo Brasil em 16 de junho de 2003. A Convenção, assinala Marina Silva, "foi o primeiro tratado internacional de saúde pública, desenvolvido ao longo de quatro anos, a pedido dos 192 países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e exposição à fumaça do tabaco".

Mais informações a seguir



02/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Temporão fala na CAS sobre gripe suína

Palestra abre programa de controle do tabagismo

Controle ao tabagismo será ampliado na rede pública de saúde

LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE CONTROLE SOCIAL EM CONFERÊNCIA NO CEARÁ

Iamspe promove videoconferência sobre tabagismo

CAE EXAMINA PROJETO SOBRE A PREVENÇÃO DO TABAGISMO