Teotônio divulga documento pela revitalização do Rio São Francisco



A urgente revitalização do Rio São Francisco foi defendida nesta terça-feira (7) pelo senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) ao divulgar documento de estudo do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco. Ele pediu a transcrição do estudo nos anais do Senado. De acordo com o senador, o comitê faz ampla análise sobre questões ambientais e sócio-econômicas que envolvem o rio.

Em função da seriedade da pesquisa, o senador pregou que todos os projetos de transposição e revitalização do Rio São Francisco sejam dirigidos ao Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco. Teotônio informou que o comitê defende que a transposição não é a única alternativa para o semi-árido setentrional, mas se dispõe a apoiar iniciativas ambientais para resolver o problema do abastecimento de água para a região.

Para o senador, uma boa alternativa é o Canal do Sertão, obra paralisada pelo atual governo e considerada prioritária no governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo o parlamentar, o Canal do Sertão, previsto para três etapas, levará água do Rio São Francisco para 27 municípios alagoanos, beneficiando 700 mil pessoas.

Outras obras hidrográficas também estão paralisadas devido à retenção de verbas pelo governo, lamentou o senador, apontando que o Plano Plurianual (PPA) prevê R$ 13 milhões para o aproveitamento de obras já iniciadas, mas os recursos não foram liberados.

Na direção dos trabalhos do Plenário, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) aproveitou o discurso do senador Teotônio Vilela Filho para prestar homenagem a seu pai, Teotônio Vilela.



07/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares divulga ações para a revitalização do Rio São Francisco

Revitalização do São Francisco volta à discussão

Valadares defende revitalização do São Francisco

Calheiros pede revitalização do São Francisco

Coelho reivindica revitalização do Rio São Francisco

TEOTONIO QUER DEFINIR LOGO MODELO DE GESTÃO DO RIO SÃO FRANCISCO