TEOTÔNIO FILHO: MODERNIZAÇÃO FARÁ SENADO MAIS ÁGIL E EFICIENTE



O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), primeiro vice-presidente do Senado,defendeu o programa de reforma e modernização da Casa,para quepossa corresponder às aspirações do povo brasileiro.Segundo ele, a estrutura administrativa atual é da "Idade Média" e ignorou avanços na áreas de comunicação e nas técnicas de administração. "Hoje, isso é inconcebível", argumentou. Teotônio disse que a Fundação Getúlio Vargas foi contratada pela Mesa do Senado para fazer um projeto de reforma administrativa que será votada no segundo semestre e que deverá tornar o Senado mais ágil e mais eficiente.

O senador, em entrevista à Voz do Brasil, disse acreditarque a democracia no país "ganhou o seu espaço para sempre" e é importante que as instituições que a sustentam estejam preparadas para garantir sua permanência. O desempenho do Senado no primeiro semestre foi classificado como "sem precedentes" por Teotônio Filho, para quemessa legislatura será um marco na história do Congresso Nacional.

- Nós apreciamos, nesse primeiro semestre, 331 matérias e, dentre elas, 118 projetos aprovados. Cada projeto exige discussão, tramitação nas comissões e um longo debate. E após isso, há a votação. Foram 69 projetosenviados à sanção,25 projetos aprovados e enviados à Câmara dos Deputados, sete mensagens relativas à indicação de autoridades, 31 mensagens relativas à indicação de chefe de missões diplomáticas, 13 requerimentos aprovados e assim por diante, num total de 331 matérias - contabilizou o senador.

Prevendo um segundo semestre "duro", Teotônio lembrou que, além das propostas de emenda constitucional em tramitação na Casa,várias matérias relativas à reforma constitucional estão para chegar ao Congresso e que, concluídas a votação das propostas,terá de ser feita a suaregulamentação.

14/07/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que modernização do trabalho tornará processo legislativo mais ágil

Teotonio Vilela Filho despede-se do Senado lembrando o pai

Teotônio Vilela Filho critica governo Lula

TEOTÔNIO VILLELA FILHO PEDE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS

João Tenório substitui Teotônio Vilela Filho

Teotônio Vilela Filho diz que PT deve aprender a praticar a democracia