Tião Viana: avanços sociais demonstram nível de responsabilidade das nações



Para o presidente interino do Senado, Tião Viana, a busca por atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir os maiores problemas mundiais até 2015 - e os avanços obtidos até aqui "demonstram um novo nível de responsabilidade política e social das nações". A declaração foi dada na cerimônia de entrega do 1º Prêmio Internacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ocorrida no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (5).

A premiação foi concedida a entidades da sociedade civil por seus esforços no combate à exclusão social. Na primeira edição, foram premiados os conselhos econômicos e sociais de Mali e da Costa do Marfim e as organizações não-governamentais (ONGs) Fundacion Hernandiana, da Argentina, e Good Neighbors International, da Coréia do Sul.

Os resultados obtidos pelo Brasil foram lembrados pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, que também é coordenador do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil 2007, que já está em sua segunda edição; e pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, também secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Entre os anos de 1990 e 2005, o acesso à água potável, que atingia 82% da população hoje chega a 90%. Já o esgotamento sanitário, anteriormente em 65,9%, hoje alcança 77,3%. Outro dado citado foi o crescimento do acesso aos telefones celulares, praticamente inexistentes em 1988 e que, doze anos depois, chegam a 100 milhões. Os computadores nas residências, no mesmo período, saltaram de um milhão para 9,8 milhões.

Para Tião Viana, os índices crescentes demonstram a "alma da nação" e a função humanista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre os principais indicadores, o senador destacou a redução da mortalidade infantil, cujos índices caíram de 53,7 para 28,7 por cada mil nascidos. Até 2015, de acordo com as metas da ONU, esse índice deve chegar a 18 por mil nascidos.

Participaram da cerimônia os ministros da Educação, Fernando Haddad; de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho (interino), entre outras autoridades ligadas à ONU.

Objetivos

Aprovada na Cúpula do Milênio, realizada de 6 a 8 de Setembro de 2000, em Nova York (EUA), a Declaração do Milênio das Nações Unidas determina que, até 2015, todos os 191 Estados-Membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de:

  1. 1. Acabar com a fome e a miséria
  2. 2. Educação de qualidade para todos
  3. 3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
  4. 4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. 5. Melhorar a saúde das gestantes
  6. 6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
  7. 7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. 8. Estabelecer uma pareceria mundial para o desenvolvimento


05/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana: momento é de responsabilidade

Tião Viana aponta avanços no tratamento a doentes mentais

Tião Viana: regulamentar fidelidade partidária é responsabilidade do Congresso

TIÃO VIANA QUER ESTRADAS DO ACRE SOB RESPONSABILIDADE ESTADUAL

Tião Viana assume responsabilidade por assinatura de atos, não por falta de transparência

Tião Viana aponta melhorias sociais no Acre