Tião Viana comemora ampliação de práticas médicas no SUS



A edição de portaria pelo Ministério da Saúde, semana passada, estabelecendo a Política Nacional de Práticas Integradas e Complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi elogiada em Plenário, nesta segunda-feira (8), pelo senador Tião Viana (PT-AC). Segundo explicou, a medida vai viabilizar a integração entre a medicina tradicional e outras práticas milenares na área de saúde, como acupuntura, homeopatia e fitoterapia.

Tião Viana afirmou ser esta uma reivindicação antiga do movimento sanitário brasileiro, sintonizada com diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dispositivos da Constituição federal e da Lei nº 8080/90, que instituiu o SUS. Na sua opinião, essa nova sistemática representa uma visão mais ampla e adequada no tratamento dos pacientes, que, tradicionalmente, costuma estar focado no sintoma das doenças.

- Isso está rompido. O sistema de saúde público passará a ter uma visão integral, colocando-se políticas de prevenção e proteção do indivíduo em uma perspectiva mais atual e inteligente - avaliou.

De acordo com o senador petista, o ponto crucial do sistema público de saúde, hoje, é seu financiamento. Conforme comentou, a União aplica anualmente R$ 191 per capita em saúde. O parlamentar diz que o governo Luiz Inácio Lula da Silva tem avançado no financiamento do setor, mas sustenta que ainda é pouco.



08/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana apresenta extrato de suas despesas médicas nos últimos dez anos

Tião Viana alerta para influência de indústria farmacêutica sobre prescrições médicas

Tião Viana lê em Plenário relação de suas despesas médicas custeadas pelo Senado desde 1999

Tião Viana diz que Quintanilha precisa explicar acusações de práticas de fraudes

Tião Viana propõe ampliação do debate sobre o pré-sal

TIÃO VIANA SAÚDA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DA TV E DA RÁDIO SENADO