Tião Viana diz que Quintanilha precisa explicar acusações de práticas de fraudes



O 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana, disse, nesta sexta-feira (29), em entrevista a jornalistas, que o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), eleito recentemente presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, precisa esclarecer as denúncias de prática de fraudes em licitações envolvendo seu nome, para que os membros do colegiado possam decidir se sua situação é ou não compatível com a permanência no cargo. Quintanilha enfrenta processos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Procuradoria Geral da República.

Para Tião Viana, as acusações contra o novo presidente do Conselho de Ética poderão suscitar muita pressão política, tanto por parte da sociedade como do próprio Congresso, para que haja renúncia ao cargo. As novas denúncias, segundo Tião Viana, provocam "mais uma crise no Conselho de Ética".

De acordo com as denúncias, Quintanilha teria praticado fraudes em quatro licitações, e o Ministério Público, com base em recibo e perícia, acusa-o, segundo informações veiculadas pela imprensa, de receber propina em troca de emendas ao Orçamento destinadas a obras, em 1998. As investigações da Procuradoria concentram-se em três emendas do senador, do mesmo ano, que somam R$ 280 mil. A acusação gerou dois inquéritos sigilosos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O 1º vice-presidente do Senado disse que é preciso ouvir as explicações de Quintanilha. Durante a entrevista, Tião Viana contou que o novo presidente do Conselho de Ética disse nunca ter recebido qualquer notificação sobre o assunto e que os membros do colegiado não tinham, até então, conhecimento de qualquer fato relacionado a essas denúncias.

Roriz

O 1º vice-presidente do Senado disse também que a situação do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), contra quem foi encaminhada representação ao Conselho de Ética, é "muito grave".



29/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA CONTESTA ACUSAÇÕES DE NABOR JÚNIOR

Tião Viana comemora ampliação de práticas médicas no SUS

Casagrande: Tião Viana representa as mudanças de que o Senado precisa

Brasil precisa reduzir casos de hanseníase, alerta Tião Viana

Tião Viana: governo precisa empenhar-se mais para CPMF ser votada antes do Natal

ACM DIZ QUE CIRO É QUE PRECISA SE EXPLICAR