Tião Viana comemora vitória do PT no Acre
O senador Tião Viana (PT-AC) registrou nesta terça-feira (8) a vitória do seu partido no Acre, onde o seu irmão, Jorge Viana, conseguiu reeleger-se e é o governador mais votado do país.
- É motivo de elevado orgulho para nós, da Amazônia, uma região geralmente esquecida - afirmou o senador, destacando também a reeleição da senadora Marina da Silva (PT-AC) e a eleição do novo senador Geraldinho Mesquita (PSB-AC).
Tião Viana disse que o PT lutou muito por essa vitória, lembrando que Jorge Viana -sacrificou sua vida pessoal para enfrentar as dificuldades sociais do estado e a política herdada do fisiologismo e do clientelismo-.
Segundo o senador, houve um avanço proporcionado pelo debate aberto com a sociedade, que inaugurou um novo perfil político para a região amazônica.
- O maior desafio do governo do PT foi recuperar a auto-estima de uma população desanimada. Enfrentamos uma campanha dura, onde grupos de oposição atuaram com agressões nunca vistas e ofensas pessoais que foram sendo desmontadas dia a dia - relatou o senador.
Tião Viana afirmou que o Acre serve como modelo de gestão pública para o Brasil e de integração com as grandes forças políticas nacionais. Ele ressaltou que o fato de o Acre ter saído das condições políticas em que se encontrava e avançado para um governo de maior votação em todo o país, é motivo de orgulho.
O senador também cumprimentou Aloísio Mercadante por sua eleição para o Senado pelo PT de São Paulo e o senador Romeu Tuma (PFL-SP) por sua reeleição. Destacou o crescimento das bancadas do PT no Senado (14 senadores) e na Câmara o que, afirmou, poderá assegurar a governabilidade no caso da vitória de Lula para a Presidência da República.
O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) cumprimentou Tião Viana pela vitória do irmão. Ele destacou a atuação de Jorge Viana no combate ao crime organizado, frisando que o governador -é homem honesto, trabalhador e sério-. Maguito disse ainda que o senador Tião Viana é uma das maiores revelações políticas, devido às idéias e bandeiras que têm defendido no Senado. Ele cumprimentou ainda a senadora Marina Silva, -mulher guerreira, determinada, extremamente coerente e preocupada com o futuro do país-.
- Torço para que o PT chegue à Presidência da República e dê um choque ético no país, ajudando o Congresso Nacional a promover as reformas necessárias, principalmente a reforma política - afirmou Maguito.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que Jorge Viana conseguiu uma aceitação notável do povo acreano devido à seriedade com que conduziu o seu trabalho. Suplicy lembrou que a senadora Marina Silva recebeu, durante jantar em São Paulo, o apoio de dezenas de entidades preocupadas com o meio ambiente.
- Ainda que sendo de outro estado, aquelas entidades reconheciam a importância do trabalho de Marina, que transcende o Acre - assinalou.
Suplicy disse ainda que Tião Viana tem dignificado o PT no Senado Federal, com sua preocupação na área da saúde e sempre colocando seu conhecimento médico a serviço do interesse público.
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) manifestou sua satisfação pelos resultados da eleição no Acre. Saturnino destacou o desempenho administrativo, político, eleitoral e ético do PT no estado e parabenizou o eleitor, -que sabe distinguir esse tipo de comportamento daquele cheio de espertezas e inverdades-.
08/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana comemora inauguração de fábrica de preservativos no Acre
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
Tião Viana diz que apoio do PSDB melhora sua chance de vitória
Para líder do PT, Tião Viana tem chances concretas de vitória
Wellington Salgado diz que apoio do PSDB a Tião Viana não vai impedir vitória de Sarney
Tião Viana celebra independência do Acre