Tião Viana deseja "pleno êxito" ao novo ministro da Saúde



Em pronunciamento no Plenário, o senador Tião Viana (PT-AC) desejou "pleno êxito" ao novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que tomou posse nesta segunda-feira (19). O parlamentar considerou positiva a indicação de Temporão por tratar-se, em sua opinião, de profissional de currículo exemplar.

- Nenhum governo irá fazer a revolução sanitária de que o Brasil precisa se vincular a indicação de nomes a cotas partidárias ou a outros interesses que não aqueles exclusivos da saúde pública - afirmou o senador.

José Gomes Temporão, salientou o senador, é um sanitarista de formação. Dirigiu o Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, e fez daquela unidade um centro de referência no Brasil.

Tião Viana afirmou que "os desafios da saúde são tão grandes quanto os da educação e os da segurança pública", e apontou aqueles que acredita serem os principais desafios que Temporão irá enfrentar.Ele informou que o Ministério da Saúde gerencia, atualmente, 63 mil unidades de saúde e 400 mil leitos em milhares de unidades hospitalares em todo o país; acompanha em torno de 132 milhões de atendimentos de alta complexidade; é responsável pelo atendimento de 86 milhões de pessoas no Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu). Também assinalou a importância da administração de programas como o Saúde da Família e o Saúde Bucal.

Para o parlamentar, Temporão deveria se dedicar, o quanto antes, à regulamentação da chamada Emenda 29, que, segundo disse, deu um novo impulso à saúde pública no Brasil ao estabelecer a responsabilidade do financiamento para a União, os estados e os municípios. Ele informou que projeto de lei complementar de sua autoria que trata da regulamentação está sendo reapresentado ao Congresso, e acrescentou que a partilha de responsabilidades deverá elevar o orçamento da saúde no país.

Em apartes, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu bem o ministro da Saúde, e desejou ao presidente mais sorte na escolha de um segundo nome para o Ministério da Agricultura, em substituição ao de Odílio Balbinotti (PMDB-PR), que desistiu de assumir o cargo.

Heráclito Fortes (PFL-PI) concordou que José Gomes Temporão é um "técnico extraordinário", e disse torcer por ele. Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que retorna de um período de internação no Instituto do Coração (SP), disse que, de todos os elogios a Temporão que ouviu, o que considera mais significativo é que o novo ministro não aceitaria ingerência política dentro de sua pasta.



19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana elogia ministro da Saúde

Tião Viana aponta êxito do Sistema Único de Assistência Social

Tião Viana parabeniza ministro da saúde por lançamento de protocolo para tratamento da hepatite B

Tião Viana repudia críticas do ministro da Saúde sobre projeto de sua autoria para o setor

Tião Viana recebe ministro da Justiça da Espanha

Tião Viana registra visita do ministro da Educação ao Acre